Para quem veste a camisa do Dia das Bruxas e devora tudo que é história de terror durante o mês de outubro, a Netflix oferece um prato cheio. Nas próximas semanas, três séries prometem tirar o sono da pessoa fã de tramas horripilantes. E tem para todos os gostos, das mais dóceis até as macabras com banho de sangue.
O pontapé inicial é dado por A Queda da Casa de Usher, que estreia na quinta (12). Na semana seguinte, é a vez de Corpos (19). E logo na cola chega A Criatura (20). Todas são tratadas como minisséries, ou seja, sem previsão de continuidade, contando uma história única na respectiva leva de episódios. Saiba mais sobre cada uma delas:
Séries de terror na Netflix

A Queda da Casa de Usher
A aguardada atração foi criada por Mike Flanagan, conhecido na gigante do streaming por séries de terror bem populares, tipo A Maldição da Residência Hill (2018) e Missa da Meia-Noite (2021).
Baseada na obra homônima de Edgar Allan Poe (1809-1849), além de outros contos, A Queda da Casa de Usher segue os implacáveis irmãos Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline Usher (Mary McDonnell), que transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder. Tudo na base da corrupção.
Mas os segredos do passado vêm à tona quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer nas mãos de uma mulher misteriosa de sua juventude.
O conto A Queda da Casa de Usher foi publicado pela primeira vez em 1839, assinado pelo renomado autor americano famoso pelo estilo macabro. A narrativa trata de psicologia moderna (mesmo Poe atrás da linha do tempo da fundação dessa ala de estudo), questões sensoriais, transes, medo, culpa e eventos sobrenaturais. O cenário clássico da casa mal-assombrada é elemento central.
O elenco da nova minissérie de Mike Flanagan conta com nomes que passaram por seus trabalhos anteriores, como Carla Gugino, Kate Siegel e Zach Gilford.
Corpos
Quatro detetives. Quatro linhas do tempo. Uma vítima. Baseada na alucinante HQ de Si Spencer, da Vertigo/DC Comics, Corpos é uma série policial britânica com um toque inusitado. Após o mesmo corpo ser encontrado na mesma rua de Londres em 1890, 1941, 2023 e 2053, um detetive de cada época precisa investigar o caso.
Conforme vão tirando suas conclusões, eles logo descobrem que as investigações estão interligadas, e o enigmático líder político Elias Mannix (Stephen Graham) se torna cada vez mais importante.
Será que ele teve alguma coisa a ver com o assassinato? Ou tem algo ainda mais sinistro em jogo? Para resolver esse mistério, os quatro detetives precisam dar um jeito de trabalhar juntos e desvendar uma conspiração de mais de 150 anos.
A Criatura
Produção turca, A Criatura é uma história épica ambientada no período final do Império Otomano que aborda uma das questões mais fundamentais da humanidade: a morte e a vida após a morte.
Ziya (Taner Ölmez) é um estudante de medicina rebelde e inteligente com o desejo insaciável de se tornar um excelente médico e encontrar a cura para doenças infecciosas. O caminho dele se cruza com o de Ihsan (Erkan Kolçak Köstendil), também médico, que vive na linha tênue entre a genialidade e a loucura e é a única pessoa que realmente entende as ambições de Ziya.
No entanto, os dois pagarão o preço pelo experimento proibido que conduziram. A criptografia antiga que tentaram decodificar poderia transformar o mundo num inferno.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br