[Atenção: spoilers a seguir]
É inacreditável o que Succession conseguiu fazer. Na era da trairagem e dos celulares onipresentes (para gravar vídeos e tirar fotos), a série da HBO simplesmente impediu o vazamento do maior segredo da série: a morte de Logan Roy (Brian Cox). O episódio de domingo (21) mostrou as cenas onde o plano da produção se desenrolou. As circunstâncias só deixam a situação ainda mais curiosa.
A morte de Logan foi exibida no terceiro episódio da atual quarta e última temporada. Contudo, o momento-chave do segredo se deu nas gravações do funeral do magnata, feitas em um local público em plena cidade de Nova York, na Igreja de São Inácio de Loyola. A cerimônia em memória de Logan foi ao ar no capítulo mais recente, o nono.
Tinha tudo para dar errado. Bastava alguém notar a ausência de Brian Cox e pronto, segredo revelado. Ou alguém de dentro, um figurante, poderia vazar o que viu. Um paparazzo poderia fazer um registro comprometedor para a trama, havia o risco de o roteiro cair em mãos erradas… E tudo seria estragado, a perfeita definição de spoiler.
Uma peça fundamental da armação foi o próprio Brian Cox. Pois foi ele quem decidiu ir para a igreja, mesmo não tendo sido escalado para nenhuma cena lá. “Assim que eu cheguei, todo mundo começou a tirar fotos de mim”, relembrou. “Se eu não tivesse feito isso, eles iriam perceber que era o funeral de Logan, já que eu não estava ali junto com os outros atores.”
Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, o diretor Mark Mylod, comandante do episódio do funeral de Logan, compartilhou detalhes dos bastidores, que juntos com essa ideia de Cox formaram uma proteção antisspoiler.
“Do episódio três em diante, nós trocamos o nome de Logan nos roteiros, substituindo por Ewan [irmão de Logan, interpretado por James Cromwell]”, falou Mylod. “Então, as coisas foram desenhadas para parecer que Ewan tinha morrido.”
“Quando chegou o dia de gravar o funeral”, continuou. “Tudo foi decorado como se fosse a morte de Ewan, com fotos espalhadas pela igreja e tudo mais.”
O segundo passo foi burocrático e padrão. Todos os atores e operários presentes nas gravações desse episódio (que durou dias) tiveram de assinar um contrato NDA: quem assina se compromete a não divulgar certas informações. Contudo, uma ou outra pessoa poderia ligar o f* e falar tudo o que viu em alguma rede social ou um fórum online qualquer. Por isso, foi necessário um algo a mais.
“Nós não apenas pedimos para que assinassem o contrato, mas eu falei diretamente com todos eles, o pessoal da HBO falou… Pedimos que todos guardassem o segredo”, contou o diretor.
Mylod mostrou-se grato a quem não abriu a boca: “Todos obedeceram [os pedidos]. Fico até comovido ao falar sobre como eles foram leais. Estamos em um mundo cínico, sabe… O fato de todo mundo ter guardado o segredo realmente é algo fantástico.”
O último episódio de Succession vai ao ar no domingo (28), às 22h, na HBO; disponível também na HBO Max.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br