
Mais do que nunca, Grey’s Anatomy faz uma intensa cruzada pró-aborto na 19ª temporada, com múltiplos episódios sobre o tema, incluindo um apresentando o passo a passo da operação. Tal linha narrativa é liderada por Addison Montgomery (Kate Walsh), que vira alvo de manifestantes violentos contrários ao aborto. Isso a colocou em perigo no episódio mais recente do drama médico, culminando em um acidente grave.
[Atenção: spoilers a seguir]
No 11º episódio da atual leva (Training Day), exibido na última quinta-feira (23), nos Estados Unidos, Grey’s Anatomy mais uma fez dedicou um episódio inteiro sobre o aborto. Somente nesta temporada, foram quatro acerca do tema tão delicado e necessário de ser debatido e retratado, ainda mais em um drama ambientado dentro de um hospital.
Acrescenta-se a isso um fato real incorporado pela série. No ano passado, a Suprema Corte dos EUA suspendeu o direito federal e constitucional ao aborto legal, que estava em vigor há quase 50 anos. Assim, cada Estado da nação passou a ter controle da legislação, podendo restringir ou até mesmo vetar o procedimento. Tornou-se intenso os debates entre os lados pró-escolha (a favor do aborto) e pró-vida (contra).
Grey’s Anatomy tratou disso no quinto episódio da atual temporada, logo após um capítulo que mostrou uma paciente recebendo aborto médico assistido. Com a decisão da Justiça, Addison optou por deixar a clínica de reprodução em Seattle para viajar por todos os EUA e ajudar mulheres grávidas que precisam de qualquer ajuda médica.
O trabalho de Addison, renomada obstetra/ginecologista e cirurgiã pré-natal, ganhou aplausos e provocou furor. Os elogios vieram das mulheres que necessitam de auxílio, recebendo tratamento de primeira linha da médica. A raiva veio de pessoas que são fervorosamente contra o aborto.
A vida de Addison é devastada. Todas as informações pessoais sobre ela, como endereço do lar e número de telefone, estão na internet. Para voltar ao Grey Sloan, ela precisou fazer malabarismos e desligar o celular, tudo para não ser rastreada. Mas os manifestantes antiaborto descobrem que ela está no Grey Sloan e armam um protesto violento. Até um tijolo é arremessado contra o hospital.
O episódio, que mostrou outra mulher fazendo aborto enquanto a amiga dela dava luz a um bebê, terminou com um gancho de roer as unhas. A polícia conseguiu evacuar os manifestantes e os médicos, que estavam impedidos de sair do hospital, receberam permissão para ir ao lado de fora.

Enquanto Addison cruzava a rua lateral do Grey Sloan conversando com uma jovem médica residente, um carro em alta velocidade atingiu ambas, arremessando-as para longe. Estiradas no asfalto, as duas parecem estar inconscientes. Miranda Bailey (Chandra Wilson), checou os sinais vitais de Addison… e o episódio terminou.
No Brasil, a 19ª temporada de Grey’s Anatomy é exibida pelo canal Sony, com episódios inéditos às terças, a partir das 21h. Ainda não há previsão de quando Training Day vai ao ar.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br