REPRODUÇÃO
Propaganda de A Casa do Dragão em prédio de Nova York
Nunca a HBO promoveu tanto uma série como A Casa do Dragão, primeiro spin-off de Game of Thrones. Segundo David Zaslav, CEO do conglomerado Warner Bros. Discovery (dono do canal premium), a série protagonizou a “maior campanha publicitária da história da HBO”, disse em carta direcionada aos funcionários da empresa. Tudo para fazer a audiência explodir a partir de domingo (21), quando o drama fantasioso estreia. Segundo o site Deadline, esse marketing custou US$ 100 milhões (R$ 516 milhões).
No comunicado, o executivo informou que “somente nos Estados Unidos, conseguimos atingir cerca de 130 milhões de pessoas [com o marketing]”. A campanha massiva de A Casa do Dragão superou os trabalhos feitos com a segunda temporada de Euphoria (2022) e a oitava e última temporada de Game of Thrones (2019).
Logo, a atração filhote de GoT tem de corresponder a imensa expectativa gerada. E são os números do ibope que vão revelar a performance efetiva da série, para o bem ou mal.
Uma meta de A Casa do Dragão seria alcançar os números da segunda temporada de Euphoria. Em média, o aclamado drama teen registrou 16 milhões de telespectadores nos EUA, somando todo tipo de medição (“ao vivo” + gravado + streaming). Esse foi o melhor desempenho de uma série da HBO desde 2004; excluindo as audiências de Game of Thrones, claro.
A Casa do Dragão estreia domingo (21), às 22h, na HBO. A primeira temporada é composta de dez episódios. A HBO Max também irá disponibilizar os capítulos da série, entrando na plataforma simultaneamente com o canal pago.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br