PALAVRA FINAL

30 anos de Friends: saiba por que Matthew Perry contou a última piada

Ator revelou o que aconteceu em seu livro de memórias
DIVULGAÇÃO/NBC
Matthew Perry no último episódio de Friends
Matthew Perry no último episódio de Friends

Pode ser algo insignificante para muitos, mas não para Matthew Perry (1969-2023). O intérprete do sarcástico Chandler Bing em Friends fez questão de ficar com a última fala, a derradeira piada da série que, neste mês de setembro, completa 30 anos. E assim aconteceu, resultando em um ponto-final perfeito para a sitcom lendária.

O ator falou sobre isso em seu livro autobiográfico, chamado de Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As Memórias do Astro de Friends (publicação da editora BestSeller). No relato, ele confessa que ninguém se importava com a posição de encerrar Friends, o que lhe deu uma brecha para realizar tal desejo.

“Antes daquele episódio final”, Perry escreveu, “eu levei [a cocriadora] Marta Kauffman para um canto e disse: ‘Ninguém mais vai se importar com isso, exceto eu. Então, posso ter a última fala [da série]?’.”

Marta e toda a equipe criativa da comédia aceitaram o pedido do ator, armando uma ótima piada para ele contar. “Adorei a expressão no rosto de [David] Schwimmer quando eu disse aquela fala”, continuou. “Foi a mistura perfeita de afeição e diversão, exatamente o que a série Friends sempre deu ao mundo. E com aquilo, acabou.”

A piada foi sobre o hábito constante dos seis amigos nova-iorquinos de sempre se encontrarem na cafeteria Central Perk, com direito a lugar reservado e tudo mais. Todos eles estavam no apartamento de Monica (Courteney Cox) se despedindo, pois ela e o marido Chandler estavam de mudança.

Antes do adeus para valer, Rachel (Jennifer Aniston) perguntou se ainda dava tempo para todos juntos irem tomar um café. “Claro”, respondeu Chandler, completando com uma pergunta cirurgicamente sarcástica: “Onde?”

No livro, Perry ressaltou que aquela era a hora certa de parar. Nomes como ele próprio e Jennifer estavam de olho em uma carreira no cinema, por exemplo. E todos os personagens estavam em um momento feliz em suas respectivas trajetórias na trama. “Ninguém quer ver um bando de pessoas felizes fazendo coisas felizes. O que há de engraçado nisso?”, comentou, brincando.

“Embora tenha sido o melhor trabalho do mundo, as histórias de Monica, Chandler, Joey, Ross, Rachel e Phoebe já estavam praticamente esgotadas em 2004”, reforçou o ator. A série cruzou a linha de chegada em 6 de maio daquele ano, após dez temporadas e dez anos no ar.

A biografia de Perry, cheia de desabafos sinceros sobre a luta contra o vício de drogas e álcool, foi publicada em novembro de 2022. Um ano depois, ele morreu, aos 54 anos, encontrado inconsciente afogado em uma banheira de hidromassagem em sua casa, em Los Angeles. A causa da morte foi “efeitos agudos” de cetamina.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross