Imperdível série italiana, As Leis de Lidia Poët retorna à Netflix com a segunda temporada na quarta-feira (30). O drama jurídico e policial, estrelado por Matilda De Angelis, foi originalmente desenvolvido para ser uma minissérie, leva única de episódios com começo, meio e fim. Devido ao sucesso atingido em todo o mundo, a atração acima da média foi renovada.
A narrativa é baseada em uma história real, seguindo a trajetória de Lidia Poët (Matilda), a primeira advogada da Itália. Ela lutou por direitos iguais entre mulheres e homens, isso no final do século 19, quando as batalhas contra o machismo e patriarcado eram muito mais árduas em comparação à contemporaneidade.
A 2ª temporada de As Leis de Lidia Poët
A segunda temporada de As Leis de Lidia Poët começa com a personagem titular cerceada, proibida de advogar com base em uma lei criada por homens. Desta vez decidida a ir ainda mais longe, ela quer mudar a lei.
Enquanto lida com novos casos e luta pelos direitos das mulheres, a jurista tenta convencer o irmão, Enrico (Pierluigi Pasino), com quem continua trabalhando, a concorrer ao Parlamento para finalmente dar voz a seu projeto.
Na vida pessoal, Lidia não acredita mais no amor, principalmente em Jacopo (Eduardo Scarpetta), que vendeu a casa da família e está em pé de guerra com os Poët. No entanto, os caminhos de Lidia e Jacopo se cruzam mais uma vez. Forçados a trabalhar juntos em uma investigação secreta que diz respeito a ambos, eles acabam redescobrindo o vínculo que sempre os uniu.
Do outro lado, dificultando a vida dos protagonistas, está Fourneau, advogado do rei e defensor ferrenho das instituições. Para surpresa de Lidia, Fourneau a trata de igual para igual, fazendo com que ela questione a relação complexa e contraditória que tem com os próprios sentimentos e o preço a ser pago por se manter fiel a seus ideais.
Em seis novos episódios, Lidia continuará usando sua genialidade para desconstruir um mundo feito por homens para homens, surpreendendo os adversários com inteligência, ironia e sem papas na língua, mas sem deixar de se questionar. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br