REFEIÇÕES GOURMET

10 anos de Hannibal: conheça o segredo dos pratos canibais estilo MasterChef

Disponível no Prime Video, drama ousado faz aniversário nesta terça (4)
REPRODUÇÃO/NBC
Prato (canibal) gourmet apresentado na série Hannibal
Prato (canibal) gourmet apresentado na série Hannibal

Série de elevado terror psicológico, Hannibal (Prime Video) estreou há exatamente dez anos cruzando o limite do tolerável, afinal o protagonista era um canibal. Contudo, um dos trunfos da atração foi provocar sentimentos estranhos ao ato de comer carne humana, pois as cenas não continham selvageria, carregadas de brutalidade. A refeição era preparada como se fosse o prato mais nobre de um restaurante chique, no melhor estilo MasterChef.

Durante a saga de Hannibal Lecter, brilhante psiquiatra forense vivido por Mads Mikkelsen, o telespectador não escapava dos conflitos. Na aparência, ele se comportava como um profissional que se aliou ao FBI, a polícia federal americana, para capturar um serial killer. Por trás da fachada, além de um serial killer, era um canibal. E não gostava de comer suas vítimas sozinho não; convidados também desfrutavam dos jantares gourmet.

A produção de Hannibal tinha uma pessoa responsável só para cuidar da preparação e visual dos pratos canibais de Lecter: a food stylist Janice Poon. Rapidamente, ela se tornou uma peça-chave, tratada nos bastidores como uma das profissionais mais fundamentais do projeto. Ela tinha contato direto e decisivo com Bryan Fuller, criador e showrunner da série.

Janice desfrutava de tanta liberdade e influência que revelou cada detalhe dos pratos feitos de Hannibal em um blog, atualizado durante a exibição do drama, destrinchando o processo de desenvolvimento das refeições vistas em cada episódio. O site simples, feito no Blogspot, ainda está ativo. Lá há ricas revelações de cada prato servido por Lecter.

Mads Mikkelsen em cena de Hannibal
Mads Mikkelsen em cena de Hannibal

Canibalismo com cordeiro e bezerro

De modo geral, Janice não fugia de proteínas tradicionais da dieta carnívora para retratar pedaços de carne humana em Hannibal, fazendo uso de cordeiros e bezerros. Isso, como ela mesmo explicou no blog, por haver muitas semelhanças. Se o roteiro de uma cena indicava que o protagonista iria comer a língua de uma pessoa, ela usava uma língua de cordeiro, por serem parecidas.

Janice tinha a missão de criar um prato bem apresentável, como se vê em restaurantes gourmet. Essa era a especialidade dela. No blog, a food stylist compartilhou vários desenhos de como deveria ser determinado prato (veja). A profissional consultava chefs famosos para obter dicas preciosas.

Por isso que cena do Hannibal preparando uma língua humana parece ter sido retirada de um programa tipo MasterChef. Está tudo ali: cozinha impecável, avental branco, panelas de primeira linha, temperos diversos, aquele jeitão de cozinheiro de alto padrão… O vídeo abaixo, com cenas do protagonista pilotando o fogão, tem mais de 29 milhões de visualizações.

Uma conversa com Bryan Fuller iniciava a rotina de Janice em cada episódio. Ele dizia o que determinado capítulo iria ter e pedia sugestões. Certa vez, Lecter teria de cozinhar uma perna de uma pessoa. Os dois trocaram ideias sobre o que poderia ser usado para se parecer com uma perna humana.

Neste caso, Janice optou por uma carne bovina mesmo. Fuller não ficou muito convencido de que daria certo. Ela, então, fez toda uma preparação do pedaço de carne que selecionou de uma vaca, deixou todo estilizada e mandou uma foto (confira abaixo), com o corte a ser usado do lado da perna dela, provando a semelhança. Fuller adorou o truque e aprovou.

Janice Poon mostrando pedaço de carne bovina como perna humana
Janice Poon mostrando pedaço de carne bovina como perna humana

A vida curta de Hannibal

A série Hannibal conquistou uma base de fãs sólida, porém enfrentou várias dificuldades durante as três temporadas que ficou no ar, nos Estados Unidos, entre 2013 e 2015. A rede NBC, que exibia a série, era constantemente alvo de reclamações, por causa do conteúdo mostrado. Afiliadas chegaram a não exibir episódios por causa do conteúdo considerado explícito. E a audiência nunca foi lá essas coisas.

O inacreditável é o fato de Hannibal ter sido exibida em horário nobre na TV aberta americana. Pois, de fato, a história narrada ali não é para qualquer um. Não tem como não imaginar que o drama teria uma melhor estadia, talvez até mais longeva, caso fosse atração da TV paga ou até mesmo de um streaming, que na época estava engatinhando. Haveria, então, a possibilidade de provocar ainda mais, para um público acostumado com tramas ousadas.

No Brasil, Hannibal foi exibida em primeira mão pelo canal AXN. Atualmente, as três temporadas da série (39 episódios), estão disponíveis no Prime Video.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross