DIVULGAÇÃO/PARAMOUNT
Cole Hauser em cena de Yellowstone
O Brasil foi citado no nono episódio da quinta temporada de Yellowstone, lançado no último domingo (10) pelo Paramount+. A menção, no entanto, não foi positiva, trazendo à tona o desmatamento da Amazônia junto com a expansão predatória e desregulada da pecuária brasileira.
Um dos temas desse episódio é a lamentação sobre uma possível extinção da vida de vaqueiro nos Estados Unidos. Quem mais se aflige com isso é o caubói Rip Wheeler (Cole Hauser), um peão de fazenda raiz que percebe como as coisas ao seu redor estão mudando, ameaçando a existência de trabalhadores como ele.
Reunido com outros vaqueiros, Rip comenta que “daqui a 30 anos, ninguém mais vai fazer isso [serviços de caubói]”. Ele segue sua reflexão tristonha dizendo que a zona rural dos EUA vai se transformar: “Tudo isso [se referindo a fazendas e ranchos] vai virar parques eólicos ou campos de energia solar.”
“E nós vamos ter de pegar carne [bovina] do Brasil, após eles queimarem toda a Floresta Amazônica.”
No Brasil, a pecuária é uma das atividades mais importantes da economia, respondendo por 30,4% do PIB do agronegócio e por 8,1% do equivalente ao total brasileiro (Cepea, 2022). Porém, a expansão desse setor na Amazônia é preocupante, pois além de provocar o desmatamento, causa emissão de gases do efeito estufa, contribui para a perda da diversidade (fauna e flora) e desregula o ciclo hidrológico.
Segundo estudo dos pesquisadores Paulo Barreto, Ritaumaria Pereira e Arthur José da Silva Rocha, a pecuária na Amazônia abrange mais de 75 milhões de hectares, contudo, 54% dos pastos (40 milhões de hectares) se encontram com algum grau de degradação, área equivalente a duas vezes o território do Paraná.
Yellowstone chega com episódios inéditos semanais, sempre aos domingos, no Paramount+. É a parte final da quinta temporada, composta de seis episódios. O último capítulo dessa leva entra no streaming da montanha em 15 de dezembro. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br