No rancho fundo, bem para lá do fim do mundo, a série Yellowstone mostra a rotina de uma grande fazenda voltada à criação de gado na zona rural americana. Sim, aquele cenário de Yellowstone existe na vida real, mas são necessárias várias observações para entender melhor o pano de fundo da produção, pois a magia da TV entra em cena nesse caso.
Yellowstone passa a fazer parte do catálogo da Netflix, na segunda-feira (15), com as três primeiras temporadas. A série está completa no Paramount+.
Logo de cara, vale registrar que o nome Yellowstone se refere àquele que é considerado o maior parque nacional do mundo, região vasta de muito verde e natureza bruta fincada entre três Estados do interior dos Estados Unidos: Wyoming, Montana e Idaho.
Na trama da série, Yellowstone é o nome do rancho gigantesco de propriedade da família Dutton, cujo patriarca é John, personagem vivido por Kevin Costner. A narrativa do faroeste urbano trata da preservação de terras indígenas, assim como pedaços do tal parque Yellowstone.
O rancho de John Dutton fica no Estado de Montana. Toda as cenas externas da fazenda foram gravadas em um rancho real chamado de Chief Joseph Ranch e estabelecido em 1880; é possível se hospedar lá, pagando alguns milhares de dólares, para viver uma semana como os Duttons (sem todo o drama). O terreno tem nada menos do que mil hectares (10 km²).
Muitos lugares de Montana foram inseridos na série, na primeira fase das gravações. Entretanto, a maioria das cenas foram feitas em Utah, Estado localizado mais ao sul de Montana (este que, por sua vez, está no norte dos EUA, fazendo fronteira com o Canadá).
Yellowstone usou três grandes estúdios situados em Utah, totalizando um set com área de 4 mil metros quadrados. Nesse espaço teve de tudo, desde cenários até ilhas de edição e fábrica de costura para os figurinos. Vinte localidades de Utah serviram de palco para Yellowstone.
Essa dinâmica se deu entre 2017 e 2020 (as três primeiras temporadas). Então, a produção de Yellowstone foi toda movida para Montana, seguindo assim até a atual quinta (e última) temporada. A mudança se deu por causa de incentivos fiscais oferecidos pelo governo de Montana. Em contrapartida, o Estado vive um boom no turismo provocado pelos fãs da série que vão até lá para conhecer os lugares onde a série é gravada.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br