DIVULGAÇÃO/SHOWTIME
Cena da série Yellowjackets
Duas vezes indicada ao Emmy de melhor drama, Yellowjackets (Paramount+, Netflix) está sendo acusada de plágio. O canal americano Showtime e a empresa Lionsgate Entertainment One foram processadas pela produtora dona do filme Eden: Lutar ou Morrer, de 2015. O caso, protocolado na corte federal da cidade de Nova York, é sobre violação de direitos autorais.
A acusação alega que existem “elementos notavelmente similares” entre ambas as produções, sendo “idênticas em muitos pontos”; Yellowjackets foi lançada, como ideia original, em 2021, criada pela dupla Ashley Lyle e Bart Nickerson. O documento destaca que série e filme seguem atletas de futebol que começam a exibir comportamento de seita e são forçados a recorrer ao canibalismo após um pouso forçado em um local remoto.
“A maioria dos elementos cruciais” de Yellowjackets são “cópias” de Eden, continua a argumentação do processo. Eden começa com um acidente de avião no qual estavam jogadores de futebol (homens no filme; a série retrata a sobrevivência de um time feminino). Eles se unem para lidar com condições adversas antes que facções surjam.
No filme, um sobrevivente se sobressai dos demais, como um líder carismático. Tem também uma equipe técnica completa, incluindo uma personagem feminina (tudo muito similar a Yellowjackets, com um jovem no meio das atletas adolescentes). Situações como canibalismo, moralidade, fragilidade no convívio entre pessoas, assassinato e mortes estão presentes em Eden, que, coincidentemente ou não, formam o alicerce da série aclamada.
A acusação busca ressarcimento por danos e quer que Yellowjackets pare, não continuando a explorar uma trama plagiada; a terceira temporada deve ser lançada no ano que vem. Showtime e Lionsgate ainda não deram respostas sobre esse caso.
Em entrevista concedida semanas após o lançamento de Yellowjackets, em 2021, a roteirista Ashley Lyle, cocriadora da série dramática, disse à rádio NPR que a trama teve como inspiração os filmes O Senhor das Moscas (1963) e Vivos (1993); este último encenou a história real, ocorrida em 1972, de jogadores de um time uruguaio de rugby que, na cordilheira dos Andes, tomaram medidas drásticas para sobreviver após um acidente de avião, incluindo praticar canibalismo. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br