PÓS-PRODUÇÃO

Xógum ameaça supremacia de Os Anéis de Poder em prêmio de efeitos visuais

Drama fantasioso do Prime Video é destaque na lista de indicados ao VES Awards de 2025
REPRODUÇÃO/PRIME VIDEO
Charlie Vickers na 2ª temporada de Os Anéis de Poder
Charlie Vickers na 2ª temporada de Os Anéis de Poder

Série mais cara da história da TV, Os Anéis de Poder pode ser um fracasso em várias frentes, menos quando o assunto são efeitos visuais. A segunda temporada da série busca repetir o domínio que a primeira leva aplicou na edição de 2023 do VES Awards, rotulado como o Oscar dos efeitos visuais, quando ganhou três troféus e só perdeu uma categoria.

Nesta terça-feira (14), a Visual Effects Society, organizadora do VES Awards, anunciou os indicados para a 23ª edição. Os Anéis de Poder é destaque, com três menções. Mas tem na cola uma ameaça que atende pelo nome do Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, que recebeu quatro indicações.

Os vencedores do VES Awards de 2025 vão ser conhecidos em 11 de fevereiro. A Visual Effects Society é composta por mais de 5 mil integrantes, representando 50 países. Todos os filiados são trabalhadores na área dos efeitos visuais dentro da indústria do audiovisual.

A briga principal na edição deste ano se dá na categoria de melhor efeito visual em um episódio. Xógum está na corrida com Anjin, e Os Anéis de Poder tenta repetir a conquista de dois anos atrás com o capítulo O Mais Velho. Completam a categoria as atrações Skeleton Crew, Fallout e A Casa do Dragão.

Em melhor ambientação em um episódio, Xógum foi lembrada por Osaka, enquanto Os Anéis de Poder cravou Que a Morte Escolheu. Fecha a disputa Duna: A Profecia, com dois capítulos indicados.

Por fim, o duelo em melhor efeito de simulação se dá entre os episódios Domado pelo Pinho (Xógum) e Sombra e Chama (Os Anéis de Poder). As outras vagas na categoria ficaram com Skeleton Crew, Avatar: O Último Mestre do Ar e O Problema dos 3 Corpos.

Em 2023, a categoria perdida pelo prelúdio de O Senhor dos Anéis foi de melhor composição e iluminação em um episódio. Neste ano, sequer foi indicada. Estão concorrendo Xógum, Skeleton Crew, The Boys e Pinguim.

No Emmy do ano passado, Xógum venceu a categoria de melhor efeitos visuais em uma temporada, derrotando Ahsoka, Avatar: O Último Mestre do Ar, Fallout e Loki.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross