Série mais cara da história da TV, Os Anéis de Poder pode ser um fracasso em várias frentes, menos quando o assunto são efeitos visuais. A segunda temporada da série busca repetir o domínio que a primeira leva aplicou na edição de 2023 do VES Awards, rotulado como o Oscar dos efeitos visuais, quando ganhou três troféus e só perdeu uma categoria.
Nesta terça-feira (14), a Visual Effects Society, organizadora do VES Awards, anunciou os indicados para a 23ª edição. Os Anéis de Poder é destaque, com três menções. Mas tem na cola uma ameaça que atende pelo nome do Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, que recebeu quatro indicações.
Os vencedores do VES Awards de 2025 vão ser conhecidos em 11 de fevereiro. A Visual Effects Society é composta por mais de 5 mil integrantes, representando 50 países. Todos os filiados são trabalhadores na área dos efeitos visuais dentro da indústria do audiovisual.
A briga principal na edição deste ano se dá na categoria de melhor efeito visual em um episódio. Xógum está na corrida com Anjin, e Os Anéis de Poder tenta repetir a conquista de dois anos atrás com o capítulo O Mais Velho. Completam a categoria as atrações Skeleton Crew, Fallout e A Casa do Dragão.
Em melhor ambientação em um episódio, Xógum foi lembrada por Osaka, enquanto Os Anéis de Poder cravou Que a Morte Escolheu. Fecha a disputa Duna: A Profecia, com dois capítulos indicados.
Por fim, o duelo em melhor efeito de simulação se dá entre os episódios Domado pelo Pinho (Xógum) e Sombra e Chama (Os Anéis de Poder). As outras vagas na categoria ficaram com Skeleton Crew, Avatar: O Último Mestre do Ar e O Problema dos 3 Corpos.
Em 2023, a categoria perdida pelo prelúdio de O Senhor dos Anéis foi de melhor composição e iluminação em um episódio. Neste ano, sequer foi indicada. Estão concorrendo Xógum, Skeleton Crew, The Boys e Pinguim.
No Emmy do ano passado, Xógum venceu a categoria de melhor efeitos visuais em uma temporada, derrotando Ahsoka, Avatar: O Último Mestre do Ar, Fallout e Loki. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br