NA NETFLIX

Vem aí mais uma série nacional com o crime organizado inserido na trama

Batizado de Academia Delfim, novo drama se passa no Rio de Janeiro
REPRODUÇÃO
Netflix encomenda outra série nacional com temática criminal
Netflix encomenda outra série nacional com temática criminal

Novamente a fabricação de séries brasileiras cai no lugar-comum e estereotipado. Desta vez é a Netflix que, segundo informações da coluna de Patrícia Kogut no jornal O Globo, está desenvolvendo uma produção sobre o universo do boxe e do crime organizado. A inserção da bandidagem em tramas nacionais virou banalidade e aponta falta de criatividade.

Enquanto isso, o Prime Video encomendou um drama médico, batizado de Sutura, com potencial para ser bem interessante, a não ser por um detalhe. A base da história apresenta um jovem periférico que sonha em ser doutor. O que poderia ser uma trama positiva e refrescante desemboca no fútil: o protagonista tem envolvimento com o crime.

Voltando à Netflix. Batizada de Academia Delfim, a série em questão é ambientada no Rio de Janeiro. No centro da narrativa está um jovem em ascensão no esporte, chamado de Marcelo, que tem sua trajetória afetada por problemáticas do passado. Ele é encontrado baleado por um professor de boxe. Recuperado, começa a treinar a nobre arte e demonstra ter grande talento.

No caso de Sutura, a ambientação é em São Paulo. O jovem protagonista da história, por causa de ligação com organização criminosa, passa a atender bandidos da tal facção mesmo sem ter diploma de médico.

Em ambos os casos, ao menos a princípio, entende-se uma mensagem errada e desconexa. Em prol da dramaticidade barata, são desperdiçadas chances de promover jornadas de luta contra o sistema, de redenção e superação. Qual a real necessidade de inserir o crime nessas tramas? Qual a mensagem que se quer transmitir com isso?

Tem-se aí a aposta na carta da narrativa criminal, explorada desde sempre na indústria do audiovisual brasileiro.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross