MODELO INÉDITO

Vai ter 5ª temporada de You? Netflix testa nova forma de dividir episódios

Suspense psicológico retorna após intervalo de 16 meses
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Penn Badgley na 4ª temporada de You
Penn Badgley na 4ª temporada de You

A quarta temporada de You estreou nesta quinta-feira (9), na Netflix, com cinco episódios. Quem é maratonista nato e já devorou todos eles pode ficar tranquilo que vem mais por aí. Daqui a um mês, em 9 de março, chegam os cinco episódios restantes da atual leva. Já a quinta temporada é uma possibilidade bem concreta, mas o martelo só será batido após análise criteriosa da audiência desses novos capítulos.

Essa divisão que a Netflix fez com You é inédita. Sim, no passado a gigante do streaming lançou temporadas fracionadas de várias produções, porém não nesse formato, rotulado informalmente de episódios mensais. Caso dê certo, a estratégia deve ser repetida com outras atrações a serem selecionadas a dedo.

O objetivo da Netflix é ter You no topo das paradas de sucesso da plataforma durante dois meses seguidos, além de emplacar engajamento forte e consistente nas redes sociais entre hoje e começo de abril. Isso pelo fato de, normalmente, uma série da plataforma ter um prazo de validade de 30 dias, período no qual “todo os assinantes” devoram os novos episódios e, em seguida, buscam a nova atração do pedaço para refazer o ciclo.

Anteriormente, a Netflix lançou temporadas divididas de séries com um intervalo grande entre elas, como feito com as respectivas quinta temporadas de Lucifer (agosto de 2020-maio de 2021) e La Casa de Papel (setembro-dezembro de 2021). O caso de Stranger Things 4 (maio-julho de 2022) foi à parte, por os episódios serem muito longos, duração de um filme, e ter o objetivo de disputar dois Emmys consecutivos pela mesma temporada.

You tem uma posição sólida na Netflix, neste momento. A renovação para a quinta temporada é provável, o fim não está no horizonte. Sera Gamble, uma das criadoras da série, disse que vê muitas possibilidades de seguir acompanhando os passos do stalker Joe (Penn Badgley).

“Eu não gosto de zicar as coisas. Mas digo que ainda temos muitas histórias para contar. Não tenho medo de dizer que definitivamente podemos seguir Joe por mais algumas temporadas”, falou, em entrevista ao site The Hollywood Reporter.

You, série e livro

O mundo de You continua firme em outro formato. A série é baseada no livro homônimo, de Caroline Kepnes. A autora anunciou que, em abril, chegará nas livrarias o quarto volume da coleção, batizado de For You and Only You (Para Você e Somente Você, em tradução direta).

A série You segue a mesma trilha da coleção de livros até a página três (ou melhor, até o segundo volume). A primeira temporada, lançada em 2018 pelo canal americano Lifetime, é quase toda uma encenação da obra de estreia, chamada apenas de Você, em português.

Na segunda leva de episódios, em 2019 e produzida pela Netflix, há muita coisa do segundo livro, batizado em português de Corpos Ocultos (Hidden Bodies). A partir desta temporada, a série segue um caminho diferente da obra literária. Cada vez mais que a história avança, mais a narrativa da atração televisiva se distancia da trama dos livros.

A terceira temporada foi um marco divisório definitivo, pegando apenas alguns elementos do terceiro volume, chamado de Você me Ama (You Love Me), de 2021.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!