
Apresentando uma história rara de ser vista na TV, a série Dark Winds estreou na Netflix Brasil, na última terça-feira (30), registrando ótima audiência, alcançando o segundo lugar no top 10 diário. A produção do canal americano AMC, porém, não entrou completa na gigante do streaming, que disponibilizou duas temporadas da atração.
Dark Winds tem uma terceira temporada, sim. Essa leva foi lançada, nos Estados Unidos, em março deste ano. Não há previsão de quando ela chegará por aqui. Vale registrar que a quarta temporada do drama policial está confirmada.
A base de Dark Winds é uma saga literária composta de 18 livros, publicados entre 1970 e 2006. Existe uma continuação, iniciada em 2013, com outras nove obras. Na tradução literal para o português, dark winds significa ventos sombrios ou ventos escuros. No entanto, o nome da série tem uma mensagem mais profunda por trás.
O título Dark Winds faz referência à escuridão psicológica e social que os personagens enfrentam, incluindo as injustiças históricas contra as comunidades indígenas e o conflito entre crenças tradicionais e a vida moderna.
Lançado em 2022, o suspense psicológico de alto nível destrincha uma trama que tem início quando uma onda de crimes, sem relação aparente, atinge a Nação Navajo (povo indígena americano) na década de 1970. Dois policiais tribais precisam reabrir feridas antigas para descobrir a verdade.
Zahn McClarnon (Fargo, Reservation Dogs), na pele do policial Joe Leaphorn, da Nação Navajo, é o protagonista de Dark Winds. Seu personagem combina olhar penetrante, inteligência e uma presença física contida, reforçando o tom sombrio do drama.
O enredo se desenrola a partir de dois acontecimentos chocantes: um assalto a carro-forte em New Mexico, com fuga dos criminosos em um helicóptero rumo ao território Navajo, e o assassinato brutal de dois navajos, um idoso e uma adolescente.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br