REPRODUÇÃO

A marca Waves em série da Netflix (à esq.) e usada pelo time de basquete da Universidade Pepperdine
A comédia A Dona da Bola trava batalha na Justiça antes mesmo de estrear na Netflix. Alegando violação de marca registrada, a Universidade Pepperdine, situada em Malibu, Estado da Califórnia (EUA), entrou com um processo contra a gigante do streaming e a Warner Bros., produtora da série, por copiar de forma indevida e sem autorização a identidade dos times esportivos da faculdade, cujo campus está localizado à beira-mar.
Estrelada por Kate Hudson, A Dona da Bola estreia na quinta-feira (27). A base da trama é a história real de Jeanie Buss, satirizando seu trabalho como presidente do Los Angeles Lakers, um dos mais populares times da NBA, a liga americana de basquete profissional.
Em A Dona da Bola, Kate interpreta Isla Gordon, chefe do Los Angeles Waves, equipe de basquete situada na Califórnia. Na ação judicial, a Pepperdine cita “apropriação indevida da marca da universidade” ao comparar o logo usado pelo departamento atlético com o visto na atração televisiva. O apelido/mascote de Pepperdine é Waves (Ondas, em português).
A acusação da faculdade aponta “uma semelhança impressionante da marca explorada pela série com o tradicional e conhecido logo usado pelos times esportivos de Pepperdine, os Waves”. O processo registra haver também apropriação além do nome, com “cores e outros indícios que são idênticos ou muito semelhantes aos de Pepperdine.”
Outro ponto desse embate, pelo ponto de vista da faculdade, é a temática da comédia A Dona da Bola. A universidade cristã demonstra “preocupação sobre alguns dos temas abordados pela série, que incluem conteúdo explícito, uso de entorpecentes, nudez e palavrões, elementos inconsistentes com os valores cristãos e a reputação da Pepperdine.”
O processo foi protocolado na última quinta-feira (20). Até o momento, a Netflix não se pronunciou. •
Leia no Diário de Séries: Conheça A Dona da Bola, comédia da Netflix inspirada no Los Angeles Lakers
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br