Novo hit da TV aberta americana, Uma Mente Excepcional estreia no Brasil nesta quinta-feira (23), no Disney+. Estão disponíveis os dois primeiros episódios, com um inédito entrando na plataforma do Mickey Mouse toda quinta (a primeira temporada contém 13 capítulos). O leve e suave drama policial procedural, com um crime investigado por episódio, foi renovado para a segunda temporada.
Com pitadas de comédia, Uma Mente Excepcional segue a fórmula televisiva comum de ter alguém totalmente deslocado do mundo da investigação criminal que, por obra do acaso, passa a ajudar na solução de casos ao lado de policiais e detetives profissionais.
O protagonismo é de Kaitlin Olson (It’s Always Sunny in Philadelphia). Ela interpreta Morgan, mãe solteira que trabalha como faxineira em uma delegacia de Los Angeles. Após resolver uma investigação complexa como num passe de mágica, Morgan foi contratada para exercer a função de consultora no Departamento de Polícia da cidade californiana, auxiliando a equipe responsável por crimes graves.
Morgan só fez o que fez devido a um talento não convencional. Dona de um QI de 160, sendo assim superdotada, a ex-faxineira possui amplo conhecimento sobre vários assuntos e é extremamente detalhista, características úteis em qualquer investigação criminal.
Seguindo o bê-á-bá de dramas policiais dessa natureza, Lucifer é um bom exemplo comparativo entre tantos outros, Uma Mente Excepcional coloca Morgan para trabalhar ao lado de um detetive que é o oposto da personagem. Entra em cena Daniel Sunjata (Manifest), na pele de Karadec, um investigador experiente, cético e metódico. É a combinação ideal para o surgimento de conflitos que movem a história.
Enquanto a trama da série avança com os crimes apresentados em cada episódio, um arco narrativo maior se desenrola. Morgan só topou ser consultora policial com uma condição: sua chefe, Selena (Judy Reyes, ex-Scrubs), tem de usar todos os recursos em mãos para descobrir o que aconteceu com o namorado de Morgan, Roman, pai de sua filha mais velha, Ava (Amirah J). Ele desapareceu quando a menina, hoje adolescente, ainda era bebê.
Uma Mente Excepcional, audiência excepcional
Batizado originalmente de High Potential, o drama policial se destaca entre as séries novatas da atual safra da TV aberta americana. Ele é sensação na faixa etária que importa para o mercado publicitário, sendo o número 1 no ibope entre os telespectadores de 18 a 49 anos.
Uma Mente Excepcional é o drama de maior audiência dos últimos quatro anos da ABC, emissora americana do grupo Disney. Em todas as plataformas, da TV aberta convencional ao streaming, o primeiro episódio já foi visto por mais de 30 milhões de pessoas.
O tamanho da segunda temporada depende de um acerto com a protagonista Kaitlin Olson. A primeira leva teve de ser concluída em 13 episódios pelo fato de a atriz também ser destaque em outra série, a querida It’s Always Sunny in Philadelphia. Dependendo de ajustes na agenda, Uma Mente Excepcional poderá ter mais do que 13 capítulos na segunda temporada.
A base do drama policial é a série francesa Morgana – A Detetive Genial, indicada ao Emmy Internacional e exibida no Brasil pelo canal Lifetime. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br