
Novas e importantes descobertas sobre o caso Roman foram reveladas no sétimo episódio da segunda temporada de Uma Mente Excepcional, já disponível no Disney+ e que serve como final de meio de temporada; o retorno das férias está marcado para 6 de janeiro de 2026, nos Estados Unidos, e no dia seguinte, no Brasil.
[Atenção: spoilers a seguir]
Enquanto Morgan (Kaitlin Olson) se dedicava à investigação do roubo de uma pintura avaliada em 20 milhões de dólares e se enrolava romanticamente com um homem perigoso, a tenente Selena Soto (Judy Reyes) mergulhou na busca para desvendar os segredos deixados por Roman, analisando com Oz (Deniz Akdeniz) e Daphne (Javicia Leslie) o conteúdo da mochila misteriosa, que agora é parte fundamental desse caso.
Entre as pistas estava uma fotografia de um homem barbudo de identidade desconhecida, homem que, ao final do episódio, surgiu inesperadamente no banco de trás do carro de Arthur (Mekhi Phifer), ampliando ainda mais o enigma que cerca o passado de Roman.
Em entrevista ao site TVLine, o showrunner de Uma Mente Excepcional, Todd Harthan, comentou que esse novo personagem “sabe muito sobre o que aconteceu há anos, mas é o tipo de pessoa difícil de se arrancar informações”. O produtor explicou que a segunda metade da temporada irá explorar essa figura sombria e o que pode ser descoberto sobre os eventos que ainda assombram Morgan.
Outro ponto de tensão revelado no episódio envolve o capitão Wagner (Steve Howey), que já desconfia de que seus subordinados conduzem uma investigação paralela sobre Roman, algo que ele não está disposto a tolerar. “Wagner tem opiniões muito firmes sobre ser enganado”, pontuou Harthan.
A revelação colocará Morgan e seus colegas diante de um dilema: continuar agindo às escondidas ou tentar trazê-lo para o lado deles.
O fã da série deve se preparar, pois a segunda temporada não retornará com uma história diretamente conectada ao que se viu no desfecho do sétimo episódio. “Não gosto de retomar uma história exatamente de onde paramos”, adiantou o showrunner.
Fato é que Wagner será uma peça crucial na movimentação da narrativa daqui em diante. Isso porque ele pode ajudar na investigação acerca de Roman ou simplesmente encerrar tudo. Ele tem poder para fazer qualquer um desses movimentos, e é exatamente esse jogo de desconfiança e surpresas que será explorado na volta da série. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



