IBOPE

Nos EUA, TV aberta cresce em audiência alavancada por novas séries

Matlock (CBS) e High Potential (ABC) são atrações estreantes que deram certo
DIVULGAÇÃO/ABC
Kaitlin Olson em cena de High Potential
Kaitlin Olson em cena de High Potential

Diversas análises sobre o mercado televisivo decretam o fim da TV aberta, enterrando-a ao lado dos canais pagos (esses, realmente, estão a sete palmos). Acontece que os números mostram outra coisa, como destaca o levantamento da Nielsen sobre o ibope das emissoras americanas em 2024. Sim, transmissões esportivas, como jogos da NFL e Olimpíada, inflam os números das redes que exibem tais atrações. Mas séries também contribuem para turbinar a audiência. Neste ano, especificamente, três produções estreantes se destacaram.

A rede CBS emplacou Matlock, drama jurídico liderado pela premiada atriz Kathy Bates, vencedora de Oscar e Emmy. A NBC se deu bem com Happy’s Place, uma sitcom no estilo clássico. Já a ABC foi feliz com High Potential, drama policial previsto para ser lançado no Brasil pelo Disney+. Por fim, a Fox não se destacou nesse recorte, até por não ter muitas séries em sua grade de programação.

O levantamento da Nielsen computou os números de 1º de janeiro a 15 de dezembro deste ano, considerando apenas o horário nobre, das 20h às 23h (seg. a sab.) e das 19h às 23h (dom.). Assim ficou o ranking com as quatro maiores TVs abertas dos EUA:

1- CBS
média de 5,055 milhões de telespectadores (aumento de +12% em relação a 2023)

A emissora do grupo Paramount Global foi a casa do Super Bowl 58, disparada a maior audiência de toda a TV americana. Fora isso, a CBS tem a série mais vista (Rastreador), a atração novata líder de audiência (Matlock) e ainda por cima exibiu alguns episódios de Yellowstone, drama faroeste sensação. Dois hits, Young Sheldon e Blue Bloods, chegaram ao final em alta, com direito a espaço entre as dez séries mais vistas da TV americana.

2- NBC
4,990 milhões de telespectadores (+10%)

O trunfo da NBC foi exibir a Olimpíada de Paris, que nos EUA foi um sucesso estrondoso na TV. Além de ter o principal jogo da NFL da rodada, domingo à noite, a emissora do pavão segue firme com sua principal cartada no mundo das séries: as três atrações da franquia Chicago (Med, Fire e P.D.), todas presentes no top 10.

3- ABC
3,861 milhões de telespectadores (-1%)

Nos dias de hoje, essa queda de audiência mínima de um ano para o outro pode ser considerada vitória. O que ajudou a emissora da Disney foi ter mais jogos da NFL nas noites de segunda, partida tradicionalmente reservada ao canal esportivo do grupo, a ESPN. Entre as séries, 911 entrega bons números, mas nada de espetacular. O desempenho de High Potential surpreendeu positivamente.

4- Fox
2,841 milhões de telespectadores (-15%)

O baque no ibope tem explicação simples: foi a Fox que exibiu o Super Bowl no ano passado; a grande final da NFL vai ao ar no esquema de rodízio entre CBS, NBC, ABC e Fox, cada uma sendo a responsável pela transmissão exclusiva em determinado ano. Uma aposta entre as séries novatas não vingou (Rescue: HI-Surf, sobre salva-vidas em praia no Havaí) e outra está na média (Doctor Odyssey, drama médico). Além dos esportes, o que sustenta a Fox são animações e realities/games shows sortidos.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross