Diversas análises sobre o mercado televisivo decretam o fim da TV aberta, enterrando-a ao lado dos canais pagos (esses, realmente, estão a sete palmos). Acontece que os números mostram outra coisa, como destaca o levantamento da Nielsen sobre o ibope das emissoras americanas em 2024. Sim, transmissões esportivas, como jogos da NFL e Olimpíada, inflam os números das redes que exibem tais atrações. Mas séries também contribuem para turbinar a audiência. Neste ano, especificamente, três produções estreantes se destacaram.
A rede CBS emplacou Matlock, drama jurídico liderado pela premiada atriz Kathy Bates, vencedora de Oscar e Emmy. A NBC se deu bem com Happy’s Place, uma sitcom no estilo clássico. Já a ABC foi feliz com High Potential, drama policial previsto para ser lançado no Brasil pelo Disney+. Por fim, a Fox não se destacou nesse recorte, até por não ter muitas séries em sua grade de programação.
O levantamento da Nielsen computou os números de 1º de janeiro a 15 de dezembro deste ano, considerando apenas o horário nobre, das 20h às 23h (seg. a sab.) e das 19h às 23h (dom.). Assim ficou o ranking com as quatro maiores TVs abertas dos EUA:
1- CBS
média de 5,055 milhões de telespectadores (aumento de +12% em relação a 2023)
A emissora do grupo Paramount Global foi a casa do Super Bowl 58, disparada a maior audiência de toda a TV americana. Fora isso, a CBS tem a série mais vista (Rastreador), a atração novata líder de audiência (Matlock) e ainda por cima exibiu alguns episódios de Yellowstone, drama faroeste sensação. Dois hits, Young Sheldon e Blue Bloods, chegaram ao final em alta, com direito a espaço entre as dez séries mais vistas da TV americana.
2- NBC
4,990 milhões de telespectadores (+10%)
O trunfo da NBC foi exibir a Olimpíada de Paris, que nos EUA foi um sucesso estrondoso na TV. Além de ter o principal jogo da NFL da rodada, domingo à noite, a emissora do pavão segue firme com sua principal cartada no mundo das séries: as três atrações da franquia Chicago (Med, Fire e P.D.), todas presentes no top 10.
3- ABC
3,861 milhões de telespectadores (-1%)
Nos dias de hoje, essa queda de audiência mínima de um ano para o outro pode ser considerada vitória. O que ajudou a emissora da Disney foi ter mais jogos da NFL nas noites de segunda, partida tradicionalmente reservada ao canal esportivo do grupo, a ESPN. Entre as séries, 911 entrega bons números, mas nada de espetacular. O desempenho de High Potential surpreendeu positivamente.
4- Fox
2,841 milhões de telespectadores (-15%)
O baque no ibope tem explicação simples: foi a Fox que exibiu o Super Bowl no ano passado; a grande final da NFL vai ao ar no esquema de rodízio entre CBS, NBC, ABC e Fox, cada uma sendo a responsável pela transmissão exclusiva em determinado ano. Uma aposta entre as séries novatas não vingou (Rescue: HI-Surf, sobre salva-vidas em praia no Havaí) e outra está na média (Doctor Odyssey, drama médico). Além dos esportes, o que sustenta a Fox são animações e realities/games shows sortidos. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br