DIVULGAÇÃO/HBO
Cartaz da série True Blood, hit da HBO
O popular drama vampiresco True Blood (2008-2014), sucesso colossal da HBO, vai entrar no catálogo da Netflix fora dos Estados Unidos; falta ser revelada a data de lançamento. A parceria inusitada faz parte do acordo incomum entre a Warner Bros. Discovery, conglomerado dono da HBO, e a gigante do streaming.
A dobradinha já foi iniciada, em território americano. A comédia Insecure aterrissou na plataforma do tudum nesta segunda-feira (3), começo de um levante que contará com as atrações Band of Brothers, The Pacific, A Sete Palmos e Ballers. As produções vão continuar disponíveis no streaming Max (novo HBO Max) normalmente; o contrato é de exclusividade conjunta.
Existe a possibilidade de todas essas séries entrarem na Netflix ao redor do mundo. Entretanto, no momento, a única estreia internacional confirmada é de True Blood.
Tal movimentação da Warner é rara e chocante. Até então, o modus operandi da empresa era proteger o conteúdo original e despejar nas plataformas do grupo, como a HBO Max. Mas aí o bolso apertou e, para pagar dívida astronômica (US$ 50 bilhões), uma das soluções encontradas foi fazer negócio com a principal rival, licenciando séries.
Dentro da empresa, os executivos da HBO se posicionaram contra essa jogada, mas o lado corporativo e financeiro prevaleceu.
O CEO da nova Warner, David Zaslav, está determinado a diminuir drasticamente a dívida da companhia. Não há limites sobre o que fazer, valendo sumir com séries prestigiadas visando economizar alguns dólares (caso de Westworld), cancelar séries com temporadas prestes a ser lançadas (vide Minx) e, como visto, firmar parceria com a concorrência. Isso sem contar a onda brutal de demissões em todas as divisões do conglomerado.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br