
Em um tom um tanto quanto deselegante, o showrunner Mike White, criador de The White Lotus, rebateu críticas feitas ao andamento lento da terceira temporada, concluída no último domingo (7). Ele usou como exemplo algo chulo e incompatível com a situação, referindo-se a um ato sexual, para argumentar a favor de sua decisão de revelar os acontecimentos da trama sem pressa.
White soltou o verbo no podcast oficial da série (disponível em inglês nas principais plataformas de áudio). É evidente que a narrativa dessa temporada foi mais devagar do que as outras duas, mas isso foi de propósito e faz parte do processo criativo, afirmou o roteirista e diretor.
Para ilustrar o seu ponto de vista, ele comparou o andamento da leva com o edging (termo em inglês que, num contexto sexual, significa adiar o prazer, freando estímulos antes do clímax várias vezes para atingir um orgasmo mais poderoso e intenso).
“Surgiram reclamações sobre não haver um enredo propriamente dito, um tema. Isso eu sempre achei estranho”, comentou White. “Tipo, a vibe da série é essa [mais contemplativa]. Eu estou construindo um mundo. Se você não quer ir para a cama comigo, então saia da minha cama. Eu estou fazendo edging em você.”
“Aproveite o edging”, continuou o showrunner. “Se você não quer participar desse edging, então saia da porra da minha cama, você está me entendendo? Não seja um passivo mandão. Não venha para casa comigo, nem fique nu na porra da minha cama.”
Nessa espécie de desabafo, White disse que “obviamente alguma coisa iria acontecer”, eventualmente, meio que dizendo ser necessário paciência para acompanhar a trama, reforçando que não deixaria as pontas soltas da narrativa e em algum momento as respostas para os questionamentos apresentados iriam ser reveladas.
Independentemente disso, a terceira temporada de The White Lotus foi um sucesso absoluto de audiência. Nos Estados Unidos, o último episódio foi visto por 6,2 milhões de telespectadores, 30% a mais do que o recorde anterior da série, então estabelecido pelo penúltimo episódio da leva.
Comparando com o final da segunda temporada, o ibope da série aumentou em 51%. O final da terceira leva, em relação ao primeiro episódio, lançado em fevereiro, registrou um acréscimo de audiência na casa dos 158%. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br