
Embora seja bastante popular na TV americana, passando agora por uma era de renascimento, o formato drama médico ganhou o seu primeiro Emmy neste ano, desde 1996. O jejum de 29 anos foi quebrado por The Pitt, série da HBO Max que conquistou a principal categoria do Oscar da TV quase três décadas depois da icônica Plantão Médico.
The Pitt entrou na premiação de 2025 com 13 indicações. A disputa mais aguardada se deu pela estatueta de melhor drama, duelando diretamente com Ruptura (Apple TV+). Essa vitória é a cereja do bolo para a atração do streaming da Warner, somando-se a sucessos obtidos em outras premiações.
A trama foi muito bem aceita pelo público e pela mídia especializada, sendo alvo de elogios por retratar de forma crua um único plantão em um pronto-socorro de um hospital deficitário e com escassez de recursos. Por essas e por outras, ganhou o rótulo de “drama médico mais autêntico dos últimos tempos.”
No Emmy de 2025, The Pitt ganhou outras quatro categorias:
- melhor atriz coadjuvante de drama (Katherine LaNasa);
- melhor ator convidado de drama (Shawn Hatosy);
- melhor ator protagonista de drama (Noah Wyle);
- melhor escalação de elenco.
Lembrando: Plantão Médico ganhou o Emmy de melhor drama, em 1996, pela segunda temporada, derrotando Chicago Hope (outra série médica), Law & Order, Nova York Contra o Crime e Arquivo X. Ao todo, Plantão Médico foi indicada sete vezes na categoria de melhor drama (teve 15 temporadas), mas só venceu uma única vez. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br