ARTE IMITA VIDA

The Morning Show: 4ª temporada traz impacto da deepfake no noticiário

Série da Apple é um dos melhores dramas da TV na atualidade
DIVULGAÇÃO/APPLE TV+
Reese Witherspoon em cena de The Morning Show
Reese Witherspoon em cena de The Morning Show

Com a característica de adaptar temas da realidade, principalmente aqueles que circundam o telejornalismo, The Morning Show seguirá nessa linha na quarta temporada. O tema da vez será o impacto caótico que truques computadorizados, como deepfake e inteligência artificial, provocam no noticiário, colaborando para erros de informação transmitidos ao público, algo feito de forma consciente ou não.

The Morning Show já tratou de vários assuntos de conhecimento geral da atualidade como o movimento MeToo (contra assédio sexual/moral no trabalho), invasão do Capitólio, legislação contra aborto… até a investida de um magnata da tecnologia de olho na compra de um meio de comunicação (qualquer semelhança com Elon Musk e seu antigo Twitter não é mera coincidência).

Durante a terceira temporada, o drama jornalístico tratou, em segundo plano, da ameaça ao jornalismo vinda de tecnologias potencialmente enganosas, como a inteligência artificial. Agora, o mergulho vai ser mais fundo. A showrunner do drama do Apple TV+, Charlotte Stoudt, falou sobre isso em evento acerca da série realizado pelo site Deadline, no último domingo (14).

Vamos entrar no mundo das deepfakes, da inteligência artificial e da desinformação”, comentou Charlote. “Você pode confiar no que está vendo? Você pode confiar em si mesmo? Você pode confiar no seu meio de comunicação preferido?”

O que é Deepfake? É uma técnica de inteligência artificial que combina e superpõe imagens e vídeos existentes com outros conteúdos de forma realista. Essa técnica é comumente utilizada para criar vídeos falsos que aparentam retratar pessoas reais fazendo ou dizendo coisas que nunca fizeram. No submundo da política, essa prática é bastante usada para tentar prejudicar adversários.

The Morning Show está em campanha rumo ao Emmy de 2024. Indicação para a categoria de melhor drama é praticamente certa. O x da questão é levar a estatueta para casa, a principal do Oscar da TV. É possível argumentar, sem sombra de dúvida, que a série da Apple é o melhor drama em exibição em toda a TV. Contudo, The Crown (Netflix) está no meio do caminho.

Estrelada por Jennifer Aniston e Reese Witherspoon, The Morning Show encerrou a terceira temporada em novembro do ano passado. A quarta leva ainda não tem data de estreia.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross