ADEUS

The Good Doctor chega ao fim; sétima temporada será a última

Drama médico conclui após bloqueio criativo e reprovação de spin-off
DIVULGAÇÃO/ABC
Freddie Highmore em cena de The Good Doctor
Freddie Highmore em cena de The Good Doctor

O drama médico The Good Doctor vai acabar na sétima temporada, prevista para estrear, nos Estados Unidos, em 20 de fevereiro. A série da rede americana ABC, a mesma de Grey’s Anatomy, chega ao fim do seu ciclo de forma um tanto melancólica: encara bloqueio criativo, sofre com repercussão aquém do que alcançou no passado e teve atração filhote reprovada.

Lançada em 2017, The Good Doctor atingiu o topo da fama imediatamente por conta de sua premissa e atuação cortante do protagonista. O ator Freddie Highmore (Bates Motel) vive Shaun Murphy, jovem autista que sonha em ser cirurgião. A narrativa o acompanha no hospital San Jose St. Bonaventure, na Califórnia, mostrando os obstáculos que se depara (e supera) ao longo do caminho.

Logo pela primeira temporada, Highmore concorreu ao Globo de Ouro de melhor ator em série dramática. Sua atuação como uma pessoa dentro do espectro autista (síndrome de Savant) chamou tanto a atenção que parte do público acreditava que o próprio Highmore era autista.

“Interpretar o doutor Shaun Murphy foi um privilégio imenso e uma das experiências mais marcantes e gratificantes de minha vida”, disse, em nota, Freddie Highmore. Só ele e o ator Richard Schiff estão em The Good Doctor desde o primeiro episódio.

Apesar dos pesares, o drama médico entrega bons números de audiência para a ABC. Na temporada 2022-2023, a média no ibope americano foi de 6,24 milhões de telespectadores (“ao vivo” + 7). Esse número cresce por volta de 40% quando são somados os dados de streaming.

A sexta temporada deixou claro que The Good Doctor sofre de um bloqueio criativo que estancou a trama. Menos mal que a série não foi cancelada, dando oportunidade aos roteiristas e produtores de fazer um final adequado e se livrar de diversas pontas soltas.

Por inúmeros fatores, como a greve dupla que parou Hollywood durante seis meses no ano passado, a série não deixa um filhote. A boa premissa de The Good Lawyer, spin-off jurídico do drama médico, rendeu um bom episódio e o futuro parecia promissor, tinha tudo para virar uma série completa. Mas os executivos da ABC tiveram de optar pelo aborto do projeto.

No Brasil, o canal Sony lança os episódios inéditos de The Good Doctor em primeira mão. A atração está disponível no Globoplay e faz parte da programação da Globo.

Veja o pôster da última temporada de The Good Doctor…

Pôster de The Good Doctor (7ª temporada)

…e o teaser promocional de despedida (em inglês):


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!