
A quinta temporada de The Chosen, recém-lançada no app oficial (e gratuito) da série, cravou um espaço no Livro Guinness dos Recordes como a temporada de uma série de streaming mais traduzida da história. A atual leva do drama bíblico, que narra a trajetória de Jesus Cristo e seus seguidores, está agora disponível em 50 idiomas, um passo importante na meta ambiciosa de chegar a 1 bilhão de espectadores em todo o planeta.
No app The Chosen, a quinta temporada pode ser assistida dublada em 36 idiomas e com legendas em 50. O processo, descrito pela equipe da série como um esforço hercúleo, envolve tradutores, linguistas, teólogos e até especialistas na Bíblia, para garantir que cada versão dialogue com as diferentes culturas sem perder a fidelidade ao conteúdo original.
Para Mike Kennedy, vice-presidente de marketing da Come and See Foundation, essa conquista é só o começo. Ele disse, em entrevista ao site Deseret News, que o objetivo é levar a série a 600 línguas, permitindo assim que 95% da população mundial tenha acesso à história de Jesus no formato de série. Atualmente, toda a produção já soma 86 opções de legendas e 58 de áudios dublados.
A Come and See Foundation é a organização responsável pelo financiamento e pela expansão linguística do projeto.
O impacto global impressiona: mais de 280 milhões de pessoas, espalhadas por 175 países, já assistiram à série em algum momento. Somente a quinta temporada contou com apoio financeiro de 105 mil doadores vindos de 150 nações, em um modelo de financiamento coletivo que sustenta a proposta de manter o conteúdo gratuito.
Com planos de ir além com as temporadas seis e sete, a equipe de The Chosen mantém o foco no trabalho de tradução. Vale destacar que menos de 5% do público do drama religioso paga para assistir. O acesso gratuito só é possível por causa de doações que vêm de todas as partes do planeta. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br