
A segunda temporada de The Assassin está em desenvolvimento. Quem está à frente desse processo é o Prime Video do Reino Unido, por ser a casa original da atração; no Brasil, a série faz parte do catálogo do streaming Universal+. É por causa do sucesso alcançado em território britânico que a renovação está encaminhada; o streaming da Amazon ainda não se posicionou oficialmente sobre o caso.
No Reino Unido, The Assassin conquistou uma audiência tão grande que a colocou como o drama do Prime Video mais visto por lá neste ano, deixando em segundo lugar A Namorada Ideal, produção badalada com Robin Wright e Olivia Cooke.
A narrativa, lançada em agosto para o público brasileiro, é um prato cheio para quem curte uma boa história de ação e espionagem, com protagonismo de Keeley Hawes (três vezes indicada ao Bafta) e Freddie Highmore (Bates Motel, The Good Doctor).
Para se diferenciar de tantas outras séries de ação e espionagem lançadas recentemente, The Assassin coloca no centro da história uma assassina de aluguel de meia-idade, sempre com um comentário irônico na ponta da língua.
Keeley interpreta Julie, uma ex-matadora profissional que tenta levar uma vida discreta na Grécia, curtindo um tipo de aposentadoria e afastada do passado, alheia às tentativas de sociabilidade dos vizinhos.
A calmaria, no entanto, não dura. Após dez anos de silêncio, seu antigo contato a convoca para uma nova missão, exatamente no momento em que o filho Edward (Highmore) decide visitá-la depois de quatro anos de afastamento.
Entre revelações familiares, conflitos domésticos e refeições atrapalhadas pela recente adesão do rapaz ao veganismo, Julie precisa equilibrar dilemas pessoais com o retorno forçado ao mundo da violência, em um caso diretamente ligado à vida pessoal de seu filho, como o primeiro episódio deixa claro em uma reviravolta inesperada.
O legal de The Assassin é que a série não pretende ser realista, moralista nem levantar debates sociais profundos. É puro entretenimento, assumidamente exagerado, feita para prender o público em cada minuto. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



