MODELO DEFASADO

Suits valeria sete vezes menos se fosse série original da Netflix, diz criador

Aaron Korsh explica como funciona o mecanismo de residuais do drama jurídico
DIVULGAÇÃO/USA NETWORK
Gabriel Macht em cena de Suits
Gabriel Macht em cena de Suits

Um item central na greve dupla em Hollywood, dos roteiristas e atores, é o pagamento de residual (direito autoral). Se discute como o modelo dos streamings prejudica a classe artística e operária da indústria do entretenimento por oferecer um repasse de residuais bem menor em comparação com o modelo anterior, combinação de exibição na TV (paga ou aberta), distribuição internacional, aquisição de reprises (nos EUA) e venda de DVDs.

Atualmente hit absoluto na Netflix americana, chegando a ter quatro temporadas no ranking de audiência top 10, Suits é um exemplo bem claro da diferença desses modelos, mostrando como isso afeta o bolso de quem trabalha diretamente no mundo das séries. Hoje, cada episódio da atração rende, em residuais, sete vezes mais do que se fosse feita para a Netflix.

Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, o criador do drama jurídico, Aaron Korsh, foi bem didático ao explicar o cenário atual da greve em Hollywood usando Suits como parâmetro (originalmente, Suits foi atração do canal pago USA Network, pertencente ao grupo NBCUniversal).

Acredito que Suits é um exemplo perfeito dos ganhos que obtivemos da greve de 2007 em termos dos residuais. Serve também para expor as deficiências de onde estamos agora”, disse o produtor e roteirista. Lembrando: Suits foi exibida entre 2011 e 2019.

“A razão disso é que um episódio de Suits vale, aproximadamente, US$ 70 mil em residuais (número que pode crescer). Mas se Suits fosse série original da Netflix, esse número ficaria abaixo dos US$ 10 mil e provavelmente não cresceria muito acima disso.”

Korsh deixou claro que apoia em “1.000%” o sindicato dos roteiristas na luta pela reforma do pagamento de residuais vindo dos streamings. “É preciso que haja uma revisão na forma dessa remuneração. Os residuais simplesmente desaparecem quando você faz uma série para um streaming”, afirmou.

Suits é sucesso na Netflix americana há nove semanas, batendo recordes de audiência na medição da Nielsen, o Ibope de lá. E na plataforma do tudum a série está incompleta; a nona temporada são pode ser vista no Peacock, o streaming da NBCUniversal.

No Brasil, Suits está inteira, com as nove temporadas, somente na Netflix.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross