DIVULGAÇÃO/NBC
Marina Squerciati em cena da Chicago P.D.
A TV americana, com sua enxurrada de dramas policiais, é marcada por muita exposição de armas, seja nas mãos de forças da lei, bandidos ou civis. Em meio a isso tudo, somente uma série fez alerta sobre os riscos do porte de arma, isso durante a temporada 2022-2023, segundo estudo minucioso do Project Unloaded, organização sem fins lucrativos que visa mudar a percepção do público sobre a segurança de revólveres e pistolas para prevenir a violência armada.
Foram analisados 127 episódios, somando mais de 150 horas de conteúdo, de séries exibidas durante o horário nobre da TV americana entre setembro de 2022 e setembro deste ano. O estudo catalogou toda atração que apresentou em cena qualquer tipo de arma de fogo, considerando “a pessoa que segura uma arma, se a arma foi disparada, por que foi disparada e se determinada série fez alguma menção sobre o perigo de se ter uma arma.”
Somente um único episódio tratou sobre tais riscos, do drama La Brea. Na cena em questão, uma pessoa comum (civil) estava carregando uma arma consigo e seu amigo disse que aquilo era uma ideia ruim.
Após avaliar a audiência das séries analisadas, o levantamento chegou a conclusão que o público, aparentemente, prefere conteúdo sem armas. Na pesquisa anterior, 77% de séries sem armas venceram a concorrência no ibope. Agora, esse dado subiu para 96%.
“Quando o assunto é armas exibidas na televisão, a hora é de apertar o botão reset [reiniciar]”, diz o estudo, batizado de Gun Smoke. “A TV tem como evitar conteúdos que reforcem a noção perigosa de que vamos ficar mais seguros armados.”
“Os criadores de conteúdo precisam retratar o verdadeiro impacto das armas de fogo na sociedade. Armas em casas ou portadas em locais públicos aumentam o risco de morte e ferimentos. E quanto mais pessoas souberem disso, a segurança será maior.”
A Project Unloaded deixou uma recomendação, contextualizando a razão da pesquisa:
“Para acabar com a violência armada, devemos mudar a narrativa sobre as armas. A maioria das pessoas acredita que ter uma arma as torna mais seguros e protegidos. Mas isso não é verdade: ter arma em casa aumenta o risco de homicídios e suicídios. Comunidades com mais armas têm mais violência armada. E embora existam muitas maneiras pelas quais as pessoas aprendem sobre armas, sabemos que uma das principais fontes, especialmente para os jovens, é a representação de armas no entretenimento.”
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br