
A boa série Sneaky Pete passa a ficar disponível na Netflix a partir desta sexta-feira, 25 de julho, 10 anos após o seu lançamento. Produção original do Prime Video, o drama criminal tem criação de Bryan Cranston (Breaking Bad), que também atua em alguns episódios, e conta com o protagonismo de Giovanni Ribisi (Friends, The Offer).
Bem avaliada pelos críticos, Sneaky Pete gira em torno de Marius Josipović, um vigarista carismático que, ao sair da prisão, assume a identidade de seu ex-companheiro de cela, Pete Murphy, para escapar de um perigoso gângster chamado Vince (personagem de Cranston).
Ao se infiltrar na família de Pete, que não o vê há mais de 20 anos e, portanto, não o reconhece, Marius passa a viver entre mentiras e segredos, tentando manter a farsa enquanto se envolve nos negócios obscuros do clã, que administra uma agência de fianças.
Ao longo das três temporadas (30 episódios), Marius/Pete se vê em constante risco de ser desmascarado, enquanto lida com ameaças externas, dilemas morais e a crescente conexão com a família que deveria estar apenas enganando.
A narrativa mistura elementos de suspense e humor, dissecando temas como identidade, confiança, redenção e o limite entre o certo e o errado.
Com reviravoltas frequentes e um protagonista astuto, Sneaky Pete apresenta um labirinto cuidadosamente elaborado de mentiras, fraudes e meias-verdades.
Tudo pode desmoronar a qualquer minuto, e é esse suspense, junto com as situações absurdas em que Marius se encontra, que faz de Sneaky Pete uma viagem tão inteligente, fascinante e muitas vezes tensa por uma teia complicada de família, crime e tudo o que deveria separar os dois (só que não).
É uma trama envolvente centrada no jogo de gato e rato entre golpistas, criminosos e autoridades. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br