Filha de brasileira, a atriz britânica Kaya Scodelario foi revelada pela série Skins (2007-2013), que está para ser removida da Netflix. O drama teen, com o subtítulo em português de Juventude à Flor da Pele, ficará disponível até 31 de janeiro, sendo essa, agora, a última chance para ver ou rever os 61 episódios, espalhados em sete temporadas.
Skins é conhecida por seu retrato cru e realista da juventude. Tudo se passa na cidade de Bristol, localizada no sudoeste da Inglaterra. Criada por Bryan Elsley e Jamie Brittain, a série acompanha a rotina insana de adolescentes e explora questões complexas como identidade, sexualidade, gravidez precoce, vícios, relacionamentos familiares e pressões sociais.
Os episódios dissecam diversos assuntos acerca da saúde mental: transtornos alimentares, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno bipolar… E não fogem de controvérsias sobre abuso de substâncias químicas, mortes e bullying.
A cada duas temporadas, a série foca num grupo diferente de personagens, conhecidos como Gerações. Cada episódio se concentra em um único personagem, permitindo uma exploração densa de suas histórias pessoais, dilemas e desenvolvimento. Essa estrutura dá um toque íntimo e introspectivo à narrativa.
Kaya Scodelario aparece nas duas primeiras temporadas na pele de Effy Stonem, irmã mais nova de Tony (Nicholas Hoult), então um dos protagonistas. Nas temporadas três e quatro, a jornada de Effy ganha destaque, pois Kaya foi alçada ao elenco fixo.
Enigmática, Effy é totalmente independente, dona de si. É uma das personagens mais populares de Skins, De cara, ela demonstra uma personalidade quieta, na dela. Mas logo depois, prova ser bastante aventureira, de mente aberta e promíscua. Rebelde, Effy enfrenta problemas de saúde mental e relacionamentos complicados.
Kaya estreou na série com 14 anos.
A autenticidade de Skins tem uma razão de ser. O drama teen inovou ao incluir roteiristas jovens, garantindo uma narrativa fresca e conectada à realidade, com a capacidade de usar e abusar do tão infame “lugar de fala” no retrato de representações diversificadas e emaranhadas da juventude.
Skins acabou ganhando notoriedade por outro ponto: vários jovens atores revelados na série, ou que estavam dando os primeiros passos na carreira, se tornaram nomes sólidos na indústria do entretenimento:
Dev Patel: indicado ao Oscar por Lion – Uma Jornada para Casa (2016); atuou nas séries The Newsroom e Modern Love.
Hannah Murray: foi destaque em Game of Thrones na pele de Gilly, aparecendo em 33 episódios.
Nicholas Hoult: indicado ao Critics Choice (3x), Globo de Ouro (2x) e Emmy (1x) pela comédia The Great.
Daniel Kaluuya: é um nome bastante requisitado no mundo do cinema e emplacou duas indicações ao Oscar, vencendo em 2021 por Judas e o Messias Negro.
Joe Cole: é dono de um currículo impressionante, com atuações cruciais em Peaky Blinders, Black Mirror, Gangs of London, A Small Light e Nightsleeper.
Jacob Anderson: com passagem por Game of Thrones (viveu o Verme Cinzento), o ator atualmente brilha em Entrevista com o Vampiro.
Kaya Scodelario: além de Senna, fez recentemente a comédia de ação Magnatas do Crime.
Joe Dempsie: outro com passagem por Game of Thrones (interpretou Gendry Baratheon). Em 2024, fez parte do elenco principal de Get Millie Black.
Lucien Laviscount: é o britânico Alfie em Emily em Paris, banqueiro que conquista o coração da protagonista. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br