
A Netflix lança, na quarta-feira (20), a série Pssica, sua mais nova produção brasileira. O drama é baseado no livro de mesmo nome escrito por Edyr Augusto (editora Boitempo), cuja narrativa se desdobra em torno do tráfico de mulheres a partir da jornada de uma jovem raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição.
Agora, de onde vem o título da série? Qual o significado de Pssica? Trata-se de uma gíria regional que quer dizer azar ou maldição. A expressão foi explicada por Edyr assim que o livro foi lançado, em 2015, ao ser entrevistado pelo site Vice:
“Vem do nheegatu, um idioma indígena. Falamos muito em Belém quando se quer desejar azar para alguém. Você deseja uma psica para a pessoa. Quando um jogador vai cobrar um pênalti contra o seu time e você quer que ele erre, você fala ‘psica’.”
O ‘s’ a mais na palavra é adição do autor. “Eu coloquei dois ‘esses’ porque tem um sibilar na pronúncia”, contou. “É uma palavra que decidi colocar como provocação. Uma palavra que soa interessante, melódica.”
O termo se apoia muito no efeito sonoro: o “pss” inicial lembra uma onomatopeia de algo rápido, cortante, quase como um assobio súbito, enquanto o “ica” final dá um fechamento marcante à expressão.
Por isso, não é uma palavra com significado formal dicionarizado, mas sim uma criação expressiva da fala popular, que transmite emoção imediata.
A trama da série Pssica
Composta de quatro episódios e gravada em Belém, Pssica conta a história de personagens cujas vidas se entrelaçam de maneira inesperada nos rios da Amazônia atlântica.
- Janalice (Domithila Cattete), uma jovem raptada pelo tráfico humano;
- Preá (Lucas Galvino), que precisa fazer as pazes com seu destino como chefe de uma gangue de “ratos d’água” (criminosos que atuam nos rios da região);
- Mariangel (Marleyda Soto), que busca vingança pela morte de sua família.
Todos os três tentam sobreviver à pssica (maldição) que acreditam ter sido lançada sobre eles.
Há uma mudança na adaptação televisiva. No livro, quem busca vingança pela família assassinada é um homem, imigrante angolano, que vai parar em Curralinho, no Marajó, onde monta uma pequena mercearia que é atacada por ratos d’água (os piratas da Amazônia). Em seguida, ele entra em uma busca frenética para vingar a mulher assassinada.
O livro Pssica é classificado como uma “jornada de sexo, roubo, garimpo, drogas e assassinatos”, de acordo com a sinopse. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br