A série Pinguim narra a trajetória do famoso vilão homônimo do Batman sem citar (muito) o apelido do gângster que dá nome à atração. Esse caso curioso tem uma razão de ser. O tal apelido é depreciativo, cuja origem tem relação com o andar manco de Oswald Cobb (Colin Farrell), nome civil do protagonista. A escolha por esse caminho respeitoso foi da showrunner Lauren LeFranc.
Nos dois primeiros episódios da série da HBO, o vilão só foi chamado de Pinguim uma única vez: pelo mafioso Johnny Viti (Michael Kelly), no segundo capítulo. Ele é um cara que não se dá muito bem assim com um dos mais célebres antagonistas do Homem Morcego, tipo rival dele.
O vilão é mais comumente chamado de Oz, diminutivo de seu primeiro nome. Em entrevista para o site Deadline, Lauren comentou porque resolveu fugir do termo pejorativo ao criar cenas com o seu personagem principal.
“Sei que Oz não gosta desse apelido [Pinguim], que para ele é algo ofensivo”, comentou. “É muito comum no submundo do crime as pessoas terem apelidos. Logo, faz sentido que outros o conheçam como Pinguim, devido ao seu jeito de caminhar. Mas para Oz, esse não é um termo que ele acolhe com afeto.”
É possível argumentar que, de todos os rivais do Batman, Pinguim seja um dos mais famosos, ali com Charada e Coringa. Ele sempre foi retratado de maneira caricata nas mais diversas produções do cinema e da TV. Porém, nessa série da HBO, Lauren quis fugir dessa imagem mais comum.
Ele até usa um guarda-chuva no primeiro episódio (referência a uma das “armas” do vilão em outras atrações). Mas terno com cauda, cartola, piteira… Isso a showrunner procurou evitar, visando criar uma identidade própria do personagem, inserido mais em uma narrativa essencialmente criminal do que qualquer baseada em HQ.
Tudo isso, de rejeitar o apelido a desenvolver uma roupagem distinta, faz a série da HBO ser única, de fato. “Queria ter certeza de que poderíamos atrair mais pessoas [além dos fãs de Batman], porque estamos contando histórias de fácil identificação. Espero que as pessoas que não são necessariamente fãs do gênero se interessem pela série”.
Episódios inéditos de Pinguim estreiam na HBO e na Max aos domingos. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br