
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, encarregado de coordenar e supervisionar as Forças Armadas, detonou a série Boots, produção lançada recentemente pela Netflix que segue os passos de um jovem gay durante treinamento com o Corpo de Fuzileiros Navais do país. Situada nos anos 1990, a trama é baseada em uma história real.
Em comunicado obtido pelo site Entertainment Weekly, o Pentágono, sede do Departamento de Defesa, manifestou seu descontentamento contra a comédia dramática. Kingsley Wilson, secretário de imprensa do órgão federal, afirmou que a atração “não representa de forma fiel” os valores das Forças Armadas sob a atual gestão de Donald Trump.
“Sob o comando do presidente Trump e do secretário Pete Hegseth, o Exército dos EUA está retomando o espírito guerreiro. Nossos padrões são de elite, uniformes e neutros em relação a gênero, porque o peso de uma mochila ou de um ser humano não distingue entre homem, mulher, gay ou heterossexual”, declarou Wilson.
O porta-voz foi além, acusando a Netflix de “ceder a uma agenda ideológica” e de “produzir lixo woke para seu público, incluindo menores de idade.”
A figura de Pete Hegseth, ex-comentarista do canal de notícias Fox News, de viés conservador, e atual secretário da Defesa, tem sido alvo constante de críticas por suas posições. Em junho, ele ordenou a remoção do nome de Harvey Milk, ícone do movimento pelos direitos LGBTQIA+ e ex-marinheiro, de um navio da Marinha.
Pouco antes, Hegseth já havia iniciado esforços para afastar militares trans, alinhando-se à política do governo Trump de cortar programas de diversidade.
Em setembro, o secretário voltou aos holofotes ao convocar uma reunião com oficiais de altas patentes das Forças Armadas. Nesse evento, ele prometeu “eliminar a cultura woke.”
Inspirada em fatos, Boots tem como base o livro The Pink Marine, no qual o autor Greg Cope White faz um relato engraçado e surpreendentemente emocionante sobre como um jovem inseguro e frágil de Nova Orleans se transforma em um fuzileiro naval. É uma jornada de amadurecimento no lugar mais improvável de todos: um campo de treinamento militar.
Quando Dale, seu melhor amigo hétero, lhe conta que passará o verão em um acampamento do Corpo de Fuzileiros Navais, Greg só ouve as palavras “verão” e “acampamento”. Então, decide se inscrever também, sem se importar por estar abaixo do peso, fora de forma… e não considerando o fato de ser gay. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br