
A história de vida do lendário chef francês Antonin Carême, o pai da alta gastronomia, será narrada com ousadia e acidez na série Carême – O Rebelde da Culinária, que estreia no streaming Apple TV+ em 30 de abril, com os dois primeiros episódios; depois, um semanalmente, toda quarta-feira, até 11 de junho (oito capítulos, no total).
Carême – O Rebelde da Culinária segue a história empolgante do primeiro chef celebridade do mundo, Antonin Carême (Benjamin Voisin), que partiu de uma origem humilde em Paris para o topo do estrelato culinário da Europa durante o período napoleônico, no início do século 19.
Enquanto ele sonha em se tornar o chef mais famoso do mundo, seu talento e ambições atraem as atenções de renomados e poderosos políticos, que o usam como espião para a França.
Determinado a escapar da pobreza e realizar seu sonho, Carême pode escolher entre a vingança ou ter tudo: mulheres, riqueza, fama… Mas qual será o custo? Seu amor? Sua alma? Sua vida?
Antonin Carême (1784–1833) é um dos pioneiros da cozinha clássica francesa. Ele ficou famoso por suas técnicas refinadas, seu trabalho com a pâtisserie (confeitaria) e por servir à realeza e à nobreza europeia, incluindo Napoleão Bonaparte, o czar Alexandre I da Rússia e o rei Jorge IV da Inglaterra.
Carême revolucionou a culinária com suas receitas elaboradas, o uso de molhos sofisticados e a organização da cozinha em brigadas, um sistema que influencia a gastronomia até hoje. Seu legado perdura mundialmente, e muitos de seus princípios ainda são seguidos por chefs contemporâneos. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br