O Globoplay definiu a data de estreia da segunda temporada de Justiça: 11 de abril. Indicado ao Emmy Internacional, o drama brasileiro retorna com episódios inéditos após intervalo de oito anos. A nova leva de capítulos conta uma história diferente, mas no mesmo molde da temporada estreante. Desta vez ambientada no Distrito Federal, a trama segue os passos de quatro pessoas que foram presas no mesmo dia e libertadas sete anos depois.
Com 28 episódios, Justiça 2 acompanha estes personagens que, ao saírem da cadeia, precisam retomar suas vidas em busca da justiça que vai além da lógica e dos processos judiciários:
- O entregador Balthazar (Juan Paiva) foi acusado de crime que não cometeu.
- Jayme (Murilo Benício), dono de supermercado, abusou sexualmente da sobrinha.
- Geisa (Belize Pombal) matou o traficante local em uma briga para defender a filha.
- Milena (Nanda Costa) recebeu acusação de homicídio após roubar um carro.
Com a direção artística de Gustavo Fernandez (novelas Pantanal e Renascer), a segunda temporada de Justiça teve Brasília e Ceilândia, no DF, como as locações principais, durante sete semanas de trabalho. Parte das gravações foram feitas nos Estúdios Globo e em pontos do Rio de Janeiro.
Alguns elementos marcam a conexão entre Justiça 1 e 2, como a música tema Hallelujah, cover de Rufus Wainwright para a canção de Leonard Cohen, e a personagem, Kellen, vivida por Leandra Leal, que volta à trama novamente como administradora de um prostíbulo.
Manuela Dias criadora de Justiça falou, em entrevista para a própria Globo, sobre a mensagem que a série entrega aos espectadores:
“Justiça não é sobre leis, mas sobre a possibilidade de que exista justiça. A própria ideia de Justiça é uma ferramenta civilizatória que viabiliza a vida em sociedade. Somos treinados para acreditar que seremos premiados se fizermos o certo e punidos quando agimos de forma errada. Mas a vida mostra que isso é apenas um condicionamento teórico. Dentro desse contexto, as tramas da série são uma investigação do que sobra na vida de uma pessoa depois que a Justiça morde seu quinhão”
Gustavo Fernandez comentou sobre usar o Distrito Federal e adjacências como pano de fundo, cenário raro de ser visto no audiovisual brasileiro de massa:
“Brasília é uma cidade visualmente muito interessante, com todo o seu planejamento. Mesmo as cidades-satélites, elas também são planejadas. É uma particularidade que só tem lá. Isso é muito dramático e se encaixa muito nas nossas histórias. Visualmente dá uma diferença e isso acaba levando para uma outra condução estética. Estamos falando de uma cidade de linhas retas, que tem um rigor visual. Essa particularidade vai diferenciar um pouco da primeira temporada [ambientada no Recife], sem fugir do tom da série, que permanece o mesmo”
Leia no Diário de Séries – Beijos e cama: Paolla Oliveira e Nanda Costa formam casal na série Justiça
Estão no elenco de Justiça 2 nomes conhecidos do grande público, como Paolla Oliveira, Marco Ricca, Alice Wegmann, Marcello Novaes, Fábio Lago… Além de Murilo Benício e Nanda Costa, citados anteriormente.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br