
Nova minissérie brasileira da HBO, Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente apresenta um retrato sobre a epidemia de Aids no Brasil durante os anos 1980. Para ajudar a contextualizar o tema, a produção criou uma personagem, vivida por Andréia Horta (Cidade de Deus: A Luta Não Para), levemente inspirada em Sandra Bréa (1952-2000), atriz sex symbol durante os anos 1970 e 1980 que se tornou um ícone da luta contra a Aids.
O nome da personagem chama-se Andréia Brito. Ela insere na trama o ponto de vista de uma mulher que escolhe vir a público falar sobre sua condição soropositiva, assumindo o risco de sofrer retaliações da preconceituosa população brasileira.
Na pele de Brito em Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente, Andréia Horta reproduziu entrevistas que Sandra Bréa concedeu décadas atrás.
Em 1993, Sandra revelou ao público sua condição de portadora do vírus HIV; tinha 41 anos. Ela foi a primeira artista brasileira a falar publicamente sobre a Aids, sendo o rosto de uma campanha de conscientização durante um período no qual se falava muito pouco acerca desse assunto.
Sandra contou que descobriu ter o vírus HIV ao se preparar para uma cirurgia de cálculo renal. A contaminação, segundo ela, ocorreu por meio de uma transfusão de sangue. Destemida, a atriz decidiu ser uma espécie de “garota-propaganda” de um movimento contra a discriminação de pessoas contaminadas pelo HIV.
Muito famosa, Sandra foi estrela de várias novelas da Globo, como O Bem-Amado (1973), Elas por Elas (1982), Ti Ti Ti (1985), entre tantas outras. Símbolo sexual, posou nua para várias revistas masculinas, incluindo a Playboy, foi estrela de filmes eróticos e tratada como musa das pornochanchadas.
Sandra Bréa morreu aos 48 anos, em maio de 2000, após complicações de câncer no pulmão, vítima de uma parada respiratória.
Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente é ambientada no Rio de Janeiro vibrante dos anos 1980. A trama segue um grupo de comissários de bordo que contrabandeia medicamentos para pacientes com HIV. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br