Chega ao Globoplay, na sexta-feira (29), a terceira temporada de A Divisão. O drama policial retorna três anos após a estreia da leva anterior. Para compensar esse longo hiato, a atração promete ação intensa e realista nos episódios inéditos, seguindo os passos de Carlos Mendonça (Silvio Guindane) e Juliano Santiago (Erom Cordeiro), líderes da divisão antissequestro da polícia do Rio de Janeiro.
A principal novidade desta temporada promete causar certo choque nos telespectadores. Quem está acostumado a acompanhar o humorista Marcelo Adnet em todo tipo de atração e apresentação cômica o verá em outro papel. Em A Divisão, ele vive um famoso e influente empresário, chamado de Armando, que acaba sendo sequestrado. Resgatar esse homem com vida é a grande missão de Mendonça e Santiago.
Agora ambientada nos anos 2000, A Divisão traz a dupla está cada vez mais unida e determinada a combater a violência na cidade, tendo como inimigos os narco sequestradores.
Como marca registrada dos projetos comandados por José Junior, à frente do Grupo Cultural AfroReggae há três décadas e da produtora AfroReggae Audiovisual há sete anos, a série traz um tom realista e temas sociais (Junior é o criador de A Divisão).
“Naturalmente, a produtora herda um legado social da ONG, e está no nosso DNA. Procuramos ainda criar oportunidades: seja para um elenco majoritariamente negro ou promovendo participações de moradores de favela, por exemplo. Queremos trazer cada vez mais debate para temas sociais nas nossas produções”, disse, em entrevista à própria Globo.
Ele destacou como experiência marcante a gravação da nova temporada no Morro do Borel, conhecida favela carioca, exaltando a acolhida e integração com a comunidade.
Passam também a fazer parte da terceira temporada de A Divisão novos pontos de vista, dando amplitude para o público se aprofundar nas ramificações da história. “Um dos diferenciais é mostrar a trama por variados ângulos: como o da polícia, o do sequestrador, o da vítima…”, contou José Junior.
A trama de A Divisão 3
Se nas temporadas anteriores ficaram evidentes as desavenças entre os protagonistas, dessa vez os conflitos se apresentam em outros aspectos de suas vidas, e os dois revelam seu lado mais vulnerável um para o outro.
Entre as novidades da nova leva está a introdução da família de Mendonça. O pai Zacarias e a mãe Amélia são vividos por Tony Tornado e Neusa Borges, respectivamente. A irmã do delegado, Lícia, é o papel de Alice Morena.
Já Santiago encara reviravoltas depois de sofrer perdas de amigos e parceiros de trabalho, ter sido preso e passar por uma grande crise no casamento com Fernanda (Cinnara Leal). Ela, que é médica, convive com o trauma de um aborto espontâneo e um colapso na relação com o marido policial.
A equipe da DAAS ganha reforços: a perspicaz detetive Andrea (Aisha Jambo), William (Felipe Roque), Soares (Rogério Casanova), Frota (Thiago Thomé), Bastos (Rafa de Martins) e Lavínia (Branca Messina), a ex-corregedora da polícia civil, destaque na segunda temporada, que agora atua na DAAS.
A terceira temporada de A Divisão é composta de cinco capítulos. O Globoplay lança, a cada sexta-feira, a partir do dia 29, um episódio inédito por semana.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br