Nova série da Netflix tipo Yellowstone, Territory estreia nesta quinta-feira (24) retratando um conflito entre facções rivais pelo controle da autointitulada maior fazenda de gado do mundo. O drama australiano conta com atores conhecidos do público fã de séries, de Anna Torv (Fringe, The Last of Us) a Sam Corlett (Vikings: Valhalla).
Territory foi gravada no Território do Norte (considerado o sertão australiano) e na região Sul, em locais tão remotos que são quase inabitados, muito menos exibidos na tela. A série usou como locações vários lugares, como o Parque Nacional Kakadu, considerado Patrimônio Mundial da Unesco, e a Estação Tipperary, uma fazenda de gado real e em funcionamento, tão grande que tem seu próprio campo de aviação e escola.
Para se ter uma ideia do tamanho das locações de Territory… A real Estância Anna Creek, que serviu de inspiração para a série, é maior do que o Estado do Sergipe. O terreno é imenso ao ponto de os meios de transporte mais usados serem helicópteros e jatos particulares.
Isso serve para ter uma noção de quão gigante é a Austrália. É quase do tamanho dos Estados Unidos, mas tem cerca de um terço da população americana. Alguns proprietários de terras no interior do país oceânico têm propriedades maiores do que muitas nações (a Estância Anna Creek, por exemplo, é maior do que toda a Eslovênia).
A agropecuária australiana é uma indústria massiva espalhada por uma enorme quantidade de terra. Logo, com uma enorme quantidade de dinheiro em jogo.
Conheça a trama de Territory
A premissa do drama australiano é similar à de Yellowstone. Devido ao sucesso do drama faroeste americano, estrelado por Kevin Costner e lançado em 2018, tudo que é produtora de entretenimento desenvolveu atrações para pegar carona nesse fenômeno de audiência mundial. Algumas inspirações foram mais sutis, outras nem tanto.
Territory tem como pano de fundo o Território do Norte (sertão australiano), lugar desértico com imensas terras, clima quente e fauna selvagem. No centro da trama, se destaca o conflito entre facções rivais pelo controle da maior fazenda de gado do mundo, que está sem uma liderança definida. A luta entre gerações ameaça o futuro dessa terra.
A série apresenta a combinação de uma indústria bilionária com uma guerra de sucessão feroz e uma família em desacordo. Tudo isso em uma região para lá de remota. Não se engane: o Território do Norte não é a Austrália costeira banhada pelo mar e com cenários paradisíacos que você está acostumado a ver na TV ou no cinema.
Quando a Estância Marianne fica sem um sucessor claro, conflitos geracionais ameaçam separar a família Lawson. Sentindo que a outrora grande dinastia está em declínio, as facções mais poderosas do sertão (barões do gado rivais, gangsteres do deserto, anciãos indígenas e mineradores bilionários) partem para a matança. Com uma fortuna em disputa, todos querem uma fatia do bolo.
Assista ao trailer, dublado, de Territory:
•
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br