Por mais profissionalismo que se tenha, com movimentos combinados previamente e coreografados, não tem jeito: cenas de sexo nas séries não estão livres das reações mais naturais do corpo humano, estimuladas em situações desse tipo. O que é feito quando um ator, durante o rala e rola, tem uma ereção? Um coordenador de intimidade, com experiência em produções como Sex Education (Netflix) e The White Lotus (HBO), revelou o procedimento aplicado nessa hora H.
David Thackeray é um dos nomes mais procurados dentro da nova profissão no mundo do entretenimento, batizada de coordenador de intimidade. Função que surgiu timidamente no final da década passada, hoje ela é quase obrigatória em qualquer série que mostre cenas de simulação de sexo ou nudez. Esse profissional é responsável por deixar os atores tranquilos, intervindo até para a retirada de algum take (tomada) que os deixem desconfortáveis.
Em entrevista ao site Insider, Thackeray deixou claro que é muito comum, logicamente, um ator ficar excitado durante a gravação de cena de sexo, por mais que ele, o ator, seja treinado e tenha experiência. “Eles [atores] estão em contato físico com outro ator ou atriz, há uma questão mental também. Então, sim, [ereções] acontecem mesmo.”
Para ele, a chave para contornar essa situação, que pode ser embaraçosa, é agir com profissionalismo, isso por parte de todos os envolvidos. Existem protocolos pré-estabelecidos para lidar com isso, assim como é feito com qualquer outra cena íntima.
A gravação da cena entra em uma pausa, e o coordenador de intimidade toma as rédeas. Ele age para acalmar o ator, normalizando aquela experiência. “Deixo claro que [a ereção] é normal e que a pior coisa que se pode fazer naquele momento é pensar muito [naquilo]. Daí, pedimos um intervalo de uns cinco minutos. E voltamos a gravar quando os atores estiverem prontos.”
Antes mesmo da gravação de uma cena de sexo, o coordenador de intimidade faz o alerta para os atores que pode ocorrer uma ereção e que isso é normal. “A pior coisa a ser feita é pegá-los de surpresa ou fazer disso uma coisa desproporcional”, contou.
De forma bem-humorada, a comédia Reboot abordou a questão de ereção durante cena de sexo. A série narrou os bastidores de uma sitcom. Durante um ensaio, Reed (Keegan-Michael Key) teve uma ereção ao ficar em cima de Bree (Judy Greer); os dois tinham um caso romântico atrás das câmeras. Após todos tirarem onda de Reed, a gravação entrou no tal intervalo de cinco minutos.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br