DIVERSIDADE MANCA

Saiba como Law & Order: SVU deturpa representação de latinos na TV

Drama policial e jurídico usa clichês e está distante da realidade
DIVULGAÇÃO/NBC
Octavio Pisano em cena de Law & Order: SVU
Octavio Pisano em cena de Law & Order: SVU

A representatividade da população latino-americana em Hollywood é problemática e distante da realidade, aponta estudo feito pela Latino Donor Collaborative, organização sem fins lucrativos que acompanha de perto e estuda a movimentação de hispânicos nos Estados Unidos. A popular série Law & Order: SVU foi citada como o principal exemplo da deturpação latina na TV.

Analisando dados da temporada de 2022 das principais séries americanas, a pesquisa concluiu que houve queda na proporção de latinos como protagonistas, showrunners e diretores, em comparação com o levantamento do ano anterior.

Como apontado pelo relatório, os latinos formam a principal comunidade minoritária nos Estados Unidos, representando 18,9% da população (censo de 2020), mais do que os pretos (13,6%). Porém, a mídia não reflete isso: só 9,3% dos protagonistas de séries são latinos, no streaming; 2,3% na TV paga e 5,4% nas emissores de sinal aberto.

A 23ª temporada de Law & Order: SVU, exibida entre 2021 e 2022, foi selecionada para análise, mostrando assim como a caracterização latina nas séries é imprecisa. Três ocorrências chamaram a atenção.

Primeira: na vida real, o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) tem 30% de latinos no corpo da força. Na trama da série, só existe um latino como policial, integrante do elenco fixo. Trata-se do detetive júnior Joe Velasco, vivido por Octavio Pisano. Tanto o personagem quanto o ator são mexicanos.

Outra problemática é vista na história de origem de Velasco. Ele cresceu em um lar hostil e violento, abusado pelo pai. Ademais, foi forçado a trabalhar para um cartel mexicano, ainda como criança. Velasco se tornou um delinquente e foi usado pela gangue. 

Por fim, muitos personagens latinos mostrados em Law & Order: SVU são criminosos ou vítimas de crimes.

O levantamento da Latino Donor Collaborative, que destrincha todos os ramos da economia americana, também ressaltou a quase nula participação latina em algumas vitrines de renome da TV. Na Netflix, só dois atores latinos protagonizaram tramas, em 124 séries. No Apple TV+, só um em 44 atrações. E na HBO… nenhum latino é líder de série.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross