GUIA

Ruptura: resumo detalhado dos principais acontecimentos da 1ª temporada

Tudo o que você precisa saber sobre a série que retorna com novos episódios na sexta (17)
DIVULGAÇÃO/APPLE TV+
Tramell Tillman em cena de Ruptura
Tramell Tillman em cena de Ruptura

Um dos maiores intervalos entre temporadas de todos os tempos termina na sexta-feira (17). A segunda temporada de Ruptura estreia no Apple TV+ exatos 1.015 dias após o fim da primeira leva, hiato gigantesco de 33 meses, quase três anos. Você que tem boa memória, se lembra dos acontecimentos da trama distópica?

Bom, seja sua resposta sim ou não, o Diário de Séries apresenta um guia rápido sobre o que de mais importante rolou na primeira temporada de Ruptura, desde os desdobramentos da história a partir da premissa aos eventos derradeiros vistos no último episódio. Confira:

A trama de Ruptura
Tem-se ali o retrato da rotina de funcionários da Lumon Industries. Até agora, ninguém sabe o que eles exatamente fazem na empresa, mexendo o dia inteiro em um software com números espalhados pela tela. O fundamental é o seguinte: os colaboradores fazem parte de um experimento em que conseguem ter uma vida pessoal e profissional dividida.

Um implante no cérebro, procedimento chamado de ruptura, separa as memórias acumuladas no trabalho das experiências pessoais. É criada, assim, duas personalidades: o innie (versão do trabalho) e o outie (versão pessoal).

Personagens principais

  • Mark Scout (Adam Scott): ex-professor de história e funcionário da Lumon Industries na divisão de Refinamento de Macrodados. Seu outie está de luto pela morte da mulher.
  • Dylan George (Zach Cherry): colega de trabalho de Mark, gosta de trabalhar na Lumon.
  • Irving Bailiff (John Turturro): colega de Mark e Dylan, defensor fiel da política trabalhista da Lumon, um tipo de funcionário exemplar.
  • Helly Riggs (Britt Lower): nova contratada da Lumon que se junta a Mark, Dylan e Irving.
  • Seth Milchick (Tramell Tillman): é o supervisor da Lumon, fica de olhos nos empregados que passaram pelo procedimento de ruptura.
  • Harmony Cobel (Patricia Arquette): ela é a gerente do andar em que os innies da Lumon trabalham. A executiva tem outra identidade fora da empresa; sua outie chama-se Sra. Selvig, vizinha de Mark.

Motivação dos personagens
Conforme os episódios avançam, os funcionários da Lumon que passaram pela ruptura começam a questionar as motivações da empresa, os métodos de operação e os verdadeiros objetivos por trás do procedimento realizado no cérebro.

Quatro pontos-chave da narrativa

  • Helly, a mais recente integrante da equipe liderada por Mark, luta contra o confinamento imposto à sua versão innie, chegando a tentar o suicídio. Seu arco explora o desespero de quem vive apenas no ambiente de trabalho, sem acesso à vida pessoal.
  • Mark aceitou trabalhar na Lumon para lidar com a perda de sua esposa, Gemma, que ele acredita estar morta. Ou seja, o trabalho serve de alívio, pois lá não tem essa memória dolorosa da vida pessoal. No entanto, pistas sugerem que Gemma pode estar viva e ligada a Lumon.
  • Irving descobre outras divisões dentro da Lumon e começa a desconfiar das intenções da empresa.
  • Dylan desvenda os segredos sobre o “protocolo de despertar”, permitindo que os innies assumam o controle fora do ambiente de trabalho. Esse avanço dá início a um plano para expor as ações obscuras da Lumon.

O final da primeira temporada
Dylan consegue ativar esse “protocolo de despertar” para Mark, Helly e Irving poderem ativar suas versões innies longe da Lumon, assumindo o controle de suas vidas pessoais.

Dessa forma, Mark se depara com a revelação de que sua mulher é, na verdade, a Srta. Casey, uma consultora e psicóloga da Lumon que ainda está viva. Ele age para solucionar esse caso.

Helly acaba entrando em choque ao saber que sua outie é Helena Eagan, integrante da família fundadora da Lumon. Helena, nada menos do que filha do CEO da empresa, seria a garota propaganda ideal do supostamente bem-sucedido processo de ruptura. Mas é Helly quem está no controle da situação e expõe publicamente os horrores desse procedimento durante um evento corporativo.

Irving foi em busca de Burt (Christopher Walken), um funcionário da Lumon por quem tem sentimentos afetivos. Além de vê-lo com outro homem, ele fica arrasado por encontrar a sua casa vazia, deixando várias perguntas em aberto sobre quem o seu outie verdadeiramente é.

O episódio termina com Dylan enfrentando guardas da Lumon enquanto tenta manter o “protocolo de despertar” ativo. Ao mesmo tempo, Mark grita que Gemma está viva, mas há um corte de cena antes de revelar o impacto dessa declaração.

Leia no Diário de Séries: Ruptura espanta maldição da segunda temporada; o que diz a crítica

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross