A estreia da segunda temporada de Ruptura, lançada pelo Apple TV+ na última sexta-feira (17), foi tão caótica e empolgante como esperada. Um ponto-chave acerca da repercussão dos acontecimentos do final da primeira leva ganhou contornos misteriosos quando Helly Riggs (Britt Lower) decidiu mentir sobre quem é a sua outie (externa), em conversa com seus colegas trabalhadores da Lumon Industries.
Longe dos confinamentos da empresa, a outie de Helly é nada menos do que Helena Eagan, filha do CEO (diretor-executivo) da Lumon Industries. Ela fez a ruptura na Lumon, separando as memórias do trabalho da vida pessoal, para ser uma espécie de garota propaganda desse supostamente bem-sucedido processo ousado, que consiste numa intervenção no cérebro.
Assumindo a posição de Helena em um evento corporativo, Helly expôs publicamente os horrores desse procedimento.
Só que, ao reencontrar os colegas dentro da Lumon, ela não contou nada disso. Ao ser perguntada a respeito do que viu lá fora, Helly simplesmente falou que viu o “interior de um apartamento sem graça”. Ela disse que sua outie mora sozinha. Na mentira, foi inserida a história de que encontrou um jardineiro e compartilhou todos os podres da Lumon. Mas ele não acreditou naquilo, informando-a de que apenas iria repassar tal informação ao seu irmão policial.
Então, por que Helly mentiu?
Dan Erickson, criador e showrunner de Ruptura, tem a explicação. No caso, a descoberta sobre sua outie ser uma Eagan, que está envolvida em toda aquela problemática da Lumon, é motivo de vergonha. Por isso, Helly escolhe omitir esse detalhe nada pequeno com medo de ser julgada pelos companheiros de labuta.
“De uma forma ou outra, todos os personagens [innies] ficaram abalados com o que viram [no mundo externo]”, disse Erickson, em entrevista ao site Variety. “E cada um deles teve de tomar uma decisão em relação ao que estaria disposto a compartilhar acerca do que viu.”
“Helly fez a descoberta mais horripilante que poderia ter feito, porque ela é, aparentemente, o que mais odeia. Há muito constrangimento atrelado a isso. E existe a preocupação de ser rejeitada pelos seus amigos. Ela sabe que todos eles maldizem os Eagans, e ela é uma das pessoas importantes da família que controla a Lumon. Ela não quer carregar essa bagagem.”
Sem dúvida, esse é um dos desdobramentos mais interessantes de se acompanhar na segunda temporada, se ou quando a verdade envolta de Helly/Helena vai ser revelada aos innies (internos) da Lumon.
Aprovada pela crítica, a segunda temporada da ficção científica distópica retornou ao Apple TV+ após um intervalo de quase três anos. Os episódios inéditos entram no streaming da maçã toda sexta-feira (dez, no total), até 21 de março. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br