
A série Resident Alien foi cancelada após quatro temporadas, notícia divulgada pelo criador Chris Sheridan, que também é o showrunner da comédia dramática de ficção científica. Para os fãs, fica o alento de que a trama terá um final adequado, sem aquele término com histórias abertas.
“Eu sabia que esta seria a nossa última temporada”, disse Sheridan, em entrevista ao site TV Insider. “Criativamente, foi bom porque eu sabia que poderíamos aproveitar o tempo para concluir algumas histórias e avançar em direção a um fim conclusivo.”
O último episódio da quarta temporada, que agora serve como o desfecho da série, vai ao ar, nos Estados Unidos, em 8 de agosto.
Resident Alien escapou do cancelamento na temporada passada. A renovação para uma nova leva de episódios veio após vários ajustes no orçamento (leia-se: corte de gastos). Mas a comédia não registrou boa audiência neste ano na TV paga americana (Syfy e USA Network), e os números no streaming (Peacock) foram abaixo do esperado.
No Brasil, Resident Alien fez sucesso somente após entrar na Netflix, em março (quatro anos após a estreia nos EUA). Por aqui, só as duas primeiras temporadas estão disponíveis. A série também está nos catálogos do Globoplay e Disney+.
A trama de Resident Alien
A divertida ficção científica apresenta a história de um extraterrestre, com nome de nascença impronunciável, enviado à Terra para destruir a humanidade, ação que, em tese, iria beneficiar o planeta. Contudo, ele passa a questionar a moral de sua missão após, involuntariamente, sentir emoções humanas.
O tal alienígena aterrissa na remota cidade montanhosa de Patience, Colorado (EUA). Depois de assumir a forma humana e a identidade de um médico, Harry Vanderspeigle (Alan Tudyk), ele começa a trabalhar na clínica local e luta para se misturar aos humanos e entender suas tradições e jeitos desconcertantes, isso enquanto tenta completar sua tarefa.
Mas para tanto, Harry terá que enganar a única criança na cidade que pode ver através de seu disfarce e fugir dos agentes secretos do governo que o procuram.
O alien travestido de médico fica fascinado com os humanos, aprendendo a falar inglês, assim como a se disfarçar de legista, assistindo a reprises do drama policial e jurídico Law & Order. Embora tente se misturar para ser mais uma pessoa qualquer, ele chama consistentemente a atenção por causa de sua incompreensão de dicas sociais, modo de falar e comportamento desajeitado.
Ao final de cada episódio, o extraterrestre destaca a lição da vez aprendida ao lidar com os humanos. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br