CLÁSSICOS DA TV

Ditadura militar e juventude utópica; Globoplay resgata série Queridos Amigos

Lançado em 2008, drama de época está completo (25 episódios) no streaming da Globo
DIVULGAÇÃO/GLOBO
Matheus Nachtergaele na minissérie Queridos Amigos
Matheus Nachtergaele na minissérie Queridos Amigos

Já está disponível, no Globoplay, a minissérie Queridos Amigos, que narra o reencontro de 12 amigos, em São Paulo, e faz um balanço das utopias da juventude brasileira dos anos 1970. A atração, exibida pela Globo originalmente em 2008, foi resgatada pelo streaming do plim plim como parte do projeto que oferece ao público contemporâneo grandes clássicos da dramaturgia produzidos pela emissora carioca.

Com elenco recheado de estrelas, Queridos Amigos tem como base o livro Aos Meus Amigos, de Maria Adelaide Amaral, também autora da minissérie. A base da história é uma reflexão sobre a amizade que resiste ao tempo, às divergências e sobrevive graças aos sonhos e ao amor. 

Todos integrantes dessa turma, direta ou indiretamente, se envolveram com política durante os anos 1970, em plena ditadura militar brasileira. A ressaca daquele tempo ainda afeta os amigos.

No rol de personagens de Queridos Amigos, Bia (Denise Fraga) se dedicou a estudar astrologia e budismo para aprender a conviver com a dor e os traumas irreparáveis dos dias em que foi violentada no DOI-Codi. Apesar de não ter grande envolvimento com a luta contra a ditadura, Bia foi presa em maio de 1974 quando saía da Escola de Arte Dramática em São Paulo. Ela sofreu violentamente com a tortura.

Já Pedro (Bruno Garcia), que vive isolado da realidade, escreveu um livro sobre os porões da ditadura militar no Brasil e se tornou best-seller, com edições traduzidas em todo o mundo.

Por sua vez, Tito (Matheus Nachtergaele) é jornalista e comunista ferrenho. Ele acredita piamente na cartilha marxista e tem orgulho de sua participação ativa na política.

Fernanda Montenegro com Denise Fraga em Queridos Amigos
Fernanda Montenegro com Denise Fraga em Queridos Amigos

A trama de Queridos Amigos

O ponto de partida da minissérie é seguir os passos de Léo (Dan Stulbach), em 1989. Ele é um homem inteligente, generoso e melancólico. Apesar do sucesso que conquistou profissionalmente, nunca se sentiu satisfeito. Rico e sofisticado, ele mora há anos na Serra da Cantareira (SP), onde vive isolado ao lado da jovem Karina (Mayana Neiva). 

Ao descobrir que está doente e que tem pouco tempo de vida, Léo fica obcecado em reviver seus antigos ideais e reúne, em uma festa, um grupo de amigos afastados há tempos.

Juntos novamente, eles reveem conceitos e histórias do passado, reacendendo paixões e ressentimentos. Para uni-los, Léo simula a própria morte. Escondido, começa a ajudá-los a resolver seus problemas e a reaproximá-los. 

Paralelamente aos dramas pessoais de cada um, Léo resiste a procurar tratamento para sua doença, e seu estado agrava. Para ele, o melhor remédio é estar ao lado das pessoas que ama.

Fazem parte do elenco, além dos atores já citados: Aracy Balabanian, Débora Bloch, Drica Moraes, Fernanda Montenegro, Guilherme Weber, Juca de Oliveira, Malu Galli, Marco Pigossi, Nathalia Timberg, Tarcísio Filho, Tato Gabus Mendes, entre outros.

Exibida entre fevereiro e março de 2008, na faixa das 23h, Queridos Amigos tem 25 episódios.


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!