
Após a última cena da parte final da sexta temporada de The Crown, episódio quatro, a série da Netflix prestou uma homenagem póstuma durante os créditos: “Em memória, Victoria Stable, 1955-2023”. Trata-se de uma pessoa fundamental para a existência de The Crown, que fez um trabalho relevante durante todas as levas do drama monárquico. Ela foi a arquivista da produção.
Victoria Stable morreu aos 68 anos, de causa não revelada, em maio deste ano, poucas semanas após encerrar suas obrigações em The Crown. Por mais que tenha recebido essa homenagem na primeira parte da última temporada, ela trabalhou no segundo volume de episódios, a ser lançado em 14 de dezembro.

A produtora de arquivo era a responsável por coletar todo tipo de imagem, fotos e vídeos, sobre a família real britânica e o governo local, por exemplo, com o objetivo de fornecer à equipe produtora de The Crown o melhor material possível para deixar a atração fidedigna. Figuras históricas que apareceram na trama também estavam na mira da arquivista, que é uma pesquisadora de filmes com larga experiência.
O trabalho de Victoria impactava diretamente roteiristas, diretores e atores de The Crown. Uma de suas investigações foi encontrar alguma imagem de Dodi Fayed, namorado da princesa Diana, para ajudar a performance de Khalid Abdalla, ator que o interpreta.
Ela encontrou um vídeo raro e pouco divulgado, pois Dodi nunca foi de aparecer. Foi uma imagem de poucos segundos, com ele dando uma entrevista, mas o suficiente para auxiliar Khalid.
Em depoimento ao site Focal International, uma colega de Victoria, Folu Merriman-Johnson, destacou a importância da profissional, dizendo que “sem seu conhecimento especializado em arquivos e sua capacidade de encontrar e fornecer imagens, a série The Crown não teria sido a mesma”.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br