
A série 1923 (Paramount+) dedicou o primeiro episódio da segunda temporada ao ator Cole Brings Plenty, morto em abril de 2024 aos 27 anos. O jovem interpretou, na primeira leva, o personagem Pete Plenty Clouds e iria aparecer em mais cenas nos novos capítulos; acabou sendo substituído pelo ator Jeremy Guana. Até hoje, não se sabe a causa da morte de Cole Brings Plenty.
Cole era sobrinho de Mo Brings Plenty, que atuou em Yellowstone e serviu como consultor de assuntos relacionados aos indígenas americanos. Ele foi encontrado morto em 5 de abril do ano passado, uma semana após desaparecer. A família dele estranhou o fato do não comparecimento em reunião com seu empresário, via zoom, o que acarretou aviso para a polícia do sumiço.
Durante essa investigação, surgiu denúncia contra Cole, tratado como suspeito de violência doméstica. Policiais responderam a relatos de uma mulher gritando por ajuda em um apartamento, e Cole foi identificado como pessoa de interesse por suposto envolvimento. O ator foi flagrado por câmeras de trânsito deixando a cidade onde estava (Lawrence, no Estado do Kansas, EUA).
Três dias após ter sido dado como desaparecido, Brings Plenty foi encontrado morto. A polícia local disse, em um comunicado à imprensa, que ele foi descoberto em uma área rural no Kansas, depois de receber informações sobre um carro suspeito.
Investigadores da polícia do Kansas concluíram que não houve evidências de crime na morte do ator. A família dele, porém, até hoje contesta essa resolução. O pai do jovem, Joe Brings Plenty Sr., deu entrevista recente ao jornal Los Angeles Times afirmando que continua na “luta para descobrir o que aconteceu com meu filho”. Ele busca fazer com que a polícia faça uma investigação completa e mais apurada do caso.
Na série 1923, Cole Brings Plenty apareceu em dois episódios da primeira temporada. Na segunda leva, entretanto, sua participação seria em quase todos os capítulos, pois seu personagem ganhou mais destaque na narrativa.
Até por isso, o time de produtores do spin-off de Yellowstone optou por escalar outro ator em seu lugar. O personagem Pete, agora vivido por Jeremy Guana, teve ação fundamental na primeira temporada. Filho de Hank Plenty Clouds (Michael Greyeyes), foi ele quem achou Teonna (Aminah Nieves), que fugiu de uma escola católica e abusiva voltada para crianças indígenas, e a ajudou a se reunir com seu pai, Runs His Horse (Michael Spears). •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br