O último episódio da quinta temporada de Yellowstone, tratado oficialmente como o último da série, foi dedicado a Bob Avila. Mesmo para o fã mais assíduo do drama faroeste, esse nome é estranho. Não é para menos, pois não se trata de algum ator do elenco, principal ou recorrente, ou alguém da equipe de produção.
Porém, Bob Avila é um nome de peso no universo caubói tão bem representado em Yellowstone. A homenagem se deu no 14º capítulo da quinta temporada, exibido nos Estados Unidos no último domingo (15); no Brasil, esse episódio entra no streaming Paramount+ somente no próximo dia 29.
Bob Avila é considerado um dos melhores montadores de cavalos de que se tem notícia. Ele morreu aos 72 anos, em 9 de novembro de 2024; a causa do falecimento não foi divulgada. Mesmo com idade avançada, o cavaleiro estava na ativa. Sua morte foi totalmente inesperada, ocorrida quando estava presente justamente em um torneio de montaria.
Ele apareceu em um episódio de Yellowstone, na terceira temporada, quando John Dutton III (Kevin Costner), acompanhado do neto Tate (Brecken Merrill), apareceu em um haras para comprar alguns cavalos. Avila não teve nenhuma fala, mas pôde fazer o que fazia de melhor: controlar um cavalo com precisão.
A jornada de Avila foi pavimentada desde cedo, em sua criação. Seu pai foi um caubói de rodeio e treinador de cavalos, e a mãe dava aulas de equitação e trabalhava em uma loja de artigos de faroeste.
Ele encontrou seu espaço próprio na indústria equina e acabou sendo um pioneiro, além de acumular vários prêmios ao longo do caminho. É considerado uma lenda da equitação, com direito a ser premiado duas vezes como o Melhor Cavaleiro do Mundo.
Yellowstone se notabilizou por inserir na trama pessoas reais de grande importância do universo de montaria de cavalos, caubóis, indústria da pecuária, etc. Na mesma quinta temporada, a série homenageou Billy Klapper, mestre na fabricação de esporas, que também atuou como ele mesmo na narrativa western. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br