Série do Globoplay que estreia na Globo na segunda-feira (21), após a novela Terra e Paixão, Rensga Hits! traz no título um combo inusitado de regionalismo com estrangeirismo. Se “hits” é uma palavra incorporada no linguajar informal do brasileiro, equivalente a “acerto”, “sucesso”, qual o significado de “rensga”? Nem adianta procurar no dicionário…
Rensga é expressão popular no Centro-Oeste, porém muito mais usada em Goiânia, capital de Goiás, onde a narrativa da série é ambientada. Rensga significa espanto, alegria, choque, admiração.. e afins. O termo pode ser comparado aos mais famosos “vish” ou “eita”.
Para o site G1, o linguista e professor de português Carlos André explicou a origem da interjeição: “É uma palavra que surge para criar um som que traduza a intensidade do sentimento daquele momento”. Como visto, rensga é multifuncional, podendo ser usada em situações boas e ruins, de felicidade a tristeza.
Dentro da trama, Rensga Hits! é o nome da casa de composição de Marlene (Deborah Secco), empresa do ramo musical que disputa espaço com a Joia Maravilha Records, comandada por Helena Maravilha (Fabiana Karla). Essas casas, existentes no mundo real, são verdadeiras fábricas de músicas hits, focando no sertanejo e forró.
No centro da história está Raíssa Medeiros, personagem vivida por Alice Wegmann e inspirada na cantora Marília Mendonça (1995-2021), ícone do feminejo, o subgênero da música sertaneja liderado por mulheres.
Jovem do interior, ela descobre que é traída pelo ex-noivo e o abandona no altar, partindo rumo ao sonho de viver da música sertaneja na grande Goiânia.
Apesar de tudo dar errado na vida, tropeço após tropeço, Raíssa usa seu talento musical para expressar seus sentimentos e compor o que, depois de um tempo, se torna o maior hit do feminejo brasileiro; só que não na sua voz, mas, sim, na da estrela em ascensão Gláucia Figueira (Lorena Comparato).
Criação de Carolina Alckmin e Denis Nielsen, com redação final de Renata Corrêa, Rensga Hits! contou com oito episódios na primeira temporada. As exibições na Globo serão às segundas, terças, quintas e sextas, sempre depois de Terra e Paixão.
A série foi renovada para a segunda e terceira temporadas.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br