NOSTALGIA

Conheça Primo Cruzado, série citada em Only Murders in the Building

Comédia fez sucesso na Globo durante o final dos anos 1980
REPRODUÇÃO
Mark Linn-Baker (à esq.) e Bronson Pinchot, astros de Primo Cruzado
Mark Linn-Baker (à esq.) e Bronson Pinchot, astros de Primo Cruzado

O terceiro episódio da quarta temporada de Only Murders in the Building (Disney+) citou, sem contextualizar, a música de abertura da série Primo Cruzado. Quem é mais novo não pegou essa referência e ficou sem entender nada.

Ao longo do capítulo, intitulado de Um Caminho para Dois, a canção Nothing’s Gonna Stop Me Now (Nada Vai me Parar Agora, em tradução livre) pipocou em várias cenas, servindo como pista para o trio Mabel (Selena Gomez), Oliver (Martin Short) e Charles (Steve Martin) avançar na investigação de assassinato que estão liderando.

Batizada em inglês de Perfect Strangers (1986-1993), a comédia teve seu nome cirurgicamente bem-adaptado ao português para Primo Cruzado. No Brasil, fez enorme sucesso na Globo como integrante da Sessão Comédia, faixa com séries americanas exibidas após os filmes da Sessão da Tarde durante o final dos anos 1980.

Parte do sucesso da sitcom foi a liberdade que a versão brasileira teve para mudar a trama e aproximar a história ali contada do público local. No original, Larry Appleton (Mark Linn-Baker) é um jovem ambicioso que finalmente começa a viver sozinho em Chicago, buscando independência e uma carreira de sucesso. 

No entanto, seus planos mudam quando seu primo distante, Balki Bartokomous (Bronson Pinchot), um imigrante ingênuo e cheio de entusiasmo que veio de uma ilha fictícia do Mediterrâneo, chamada Mypos, chega inesperadamente para morar com ele.

No Brasil, Balki virou Zeca, caipira de Minas Gerais. A dinâmica entre os personagens principais foi sobre um rapaz do interior (Zeca, no caso) indo morar com o primo na cidade grande. O “Cruzado” do título se refere à moeda brasileira vigente na época.

Muitas coisas foram abrasileiradas na série. Os roteiros adaptados inseriram várias situações vividas pelo povo da terra tupiniquim. Zeca, por exemplo, cantava músicas nacionais, como o Ilariê, da Xuxa. A dublagem também contribui de forma decisiva para a comédia bombar no ibope.

Primo Cruzado teve oito temporadas (150 episódios).

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross