ANÁLISE

Prévia: as melhores e mais acirradas disputas no Globo de Ouro de 2025

Premiação ocorre no domingo (5), a partir das 22h, com transmissão da TNT e Max
DIVULGAÇÃO/HBO
Jodie Foster (à esq.) em True Detective; Cristin Milioti em Pinguim
Jodie Foster (à esq.) em True Detective; Cristin Milioti em Pinguim

Começando o circuito de premiações hollywoodianas de 2025, o Globo de Ouro tem uma porção equilibrada de categorias com favoritismo inconteste e disputas realmente acirradas, nas quais é difícil prever quem vai levar. A entrega dos troféus será no domingo (5), a partir das 22h, com transmissão do canal TNT e do streaming Max.

Na ponta dos favoritismos evidentes, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão deve ganhar os principais prêmios da noite entre os dramas: melhor série dramática, ator protagonista (Hiroyuki Sanada) e atriz protagonista (Anna Sawai). Já a minissérie sensação Bebê Rena, tem tudo para, ao menos, arrebatar duas vitórias: melhor minissérie ou telefilme e atriz coadjuvante na TV (Jessica Gunning).

No grupo das categorias imprevisíveis, estão melhor comédia (duelo Hacks x O Urso), ator coadjuvante na TV (Colin Farrell chega forte com Pinguim) e nas corridas de melhor ator protagonista de minissérie ou telefilme e melhor atriz protagonista de minissérie ou telefilme.

Confira análise sobre cada uma dessas quatro categorias mais apertadas:

Melhor comédia
Abbott Elementary (Disney+)
Hacks (Max)
Ninguém Quer (Netflix)
O Urso (Disney+)
Only Murders in the Building (Disney+)
Magnatas do Crime (Netflix)

No Emmy do ano passado, Hacks provocou a maior surpresa da premiação com a conquista de melhor comédia, derrotando O Urso (mesmo com 11 estatuetas ganhas na cerimônia). Muitos encararam esse resultado como punição à série culinária, por ser mais drama do que comédia.

Neste Globo de Ouro, O Urso entrou com sua leva de episódios mais dramática (terceira temporada). Será interessante observar como os votantes trataram a comédia (?) vencedora desta categoria na edição de 2024; perdeu no ano anterior para Abbott Elementary.

A se considerar o fato de Hacks ser queridinha da mídia. O Globo de Ouro tem um corpo de jurados formado por jornalistas de todo o mundo.

Melhor ator coadjuvante na TV
Tadanobu Asano – Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
Javier Bardem – Monstros: Irmãos Menendez
Harrison Ford – Falando a Real
Jack Lowden – Slow Horses
Diego Luna – A Máquina
Ebon Moss-Bachrach – O Urso

É raro uma situação como esta: além de não existir favoritismo, a categoria de melhor ator coadjuvante na TV tem todos os concorrentes com chance de ser o número 1. Não será injustiça alguma se qualquer um desses seis vencer a parada. Lembrando: o Globo de Ouro junta atores coadjuvantes de drama, comédia e minissérie na mesma categoria.

Dito isso, para não ficar numa indefinição, dois nomes se sobressaem aos demais: Tadanobu Asano (Xógum) e Ebon Moss-Bachrach (O Urso), este que venceu a categoria de melhor coadjuvante de comédia no Emmy 2024. Correndo por fora, surgem Javier Bardem (Monstros: Irmãos Menendez) e Jack Lowden (Slow Horses).

Melhor ator protagonista de minissérie ou telefilme
Colin Farrell – Pinguim
Richard Gadd – Bebê Rena
Kevin Kline – Disclaimer
Cooper Koch – Monstros: Irmãos Menendez
Ewan McGregor – Um Cavalheiro em Moscou
Andrew Scott – Ripley

Vencedor de Emmy, Richard Gadd sem dúvida entra no Globo de Ouro em alta, por sua atuação comovente em Bebê Rena. O que poderia ser um passeio no parque rumo à vitória ganhou contornos de suspense.

Isso porque apareceu Colin Farrell com seu trabalho espetacular em Pinguim, no qual passou por intensa maquiagem e preparação para se perder de si na pele do famoso vilão do Batman. Não chega a ser uma peleja 50-50 para cada lado, com o leve favoritismo de Gadd sendo alvo de uma ameaça real.

Melhor atriz protagonista de minissérie ou telefilme
Cate Blanchett – Disclaimer
Jodie Foster – True Detective: Terra Noturna
Cristin Milioti – Pinguim
Sofía Vergara – Griselda
Naomi Watts – Feud: Capote vs. The Swans
Kate Winslet – O Regime

A mesma dinâmica entre os atores da minissérie se repete na categoria de atriz. Vencedora do Emmy no ano passado, Jodie Foster caminhava tranquila rumo a mais um globo de ouro (tem quatro, sendo um deles pelo conjunto da obra). Porém, no retrovisor surgiu Cristin Milioti, de Pinguim.

Há quem defenda que, nesta corrida, Cristin deveria ser colocada à frente de Jodie, argumento totalmente aceitável. Tudo aponta para uma dessas duas levar o troféu para casa. Uma aposta em outro nome não é nada exagerada, contudo, ainda mais se as fichas forem depositadas em Cate Blanchett, por Disclaimer.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross