A segunda temporada de A Casa do Dragão chega à metade com o quarto episódio, que estreia neste domingo (7), na HBO e Max, às 22h. A guerra civil é iminente em Westeros, conflito que divide os Sete Reinos em dois.
De um lado está o Time Preto, representando a rainha Rhaenyra (Emma D’Arcy), primogênita do rei Viserys I (Paddy Considine). Ela foi declarada herdeira pelo pai quando ainda era adolescente.
Na outra ponta está o Time Verde, representando a rainha-viúva Alicent (Olivia Cooke), aquela que, no momento, detém o poder após a morte de seu marido. Ela coloca seu primeiro filho com Viserys I, Aegon II (Tom Glynn-Carney), no Trono de Ferro.
O momento é de formação de exército e união de apoiadores. Acima de tudo, o fundamental para ambos os lados é ter o maior número de dragões ao seu dispor. Quem tiver mais feras que cospem fogo irá ter uma (larga) vantagem. Não à toa, a guerra civil é chamada de Dança dos Dragões.
Confira abaixo quais são os dragões, apresentados até agora, que vão ser armas nesse duelo. Por enquanto, a maioria está no corner de Rhaenyra.
Os dragões do Time Preto
Syrax
montada por Rhaenyra Targaryen
Essa dragoa é jovem, formidável, feroz, leal e conhecida como A Deusa de Valíria. De cor amarela, Syrax está profundamente ligada a Rhaenyra (Emma), mostrando uma devoção que reflete a forte conexão entre ambas. Foi por causa dela que o público de A Casa do Dragão, lá na primeira temporada, descobriu que os dragões têm um cheiro forte.
Caraxes
montado por Daemon Targaryen
O dragão vermelho sangue está longe de ser o maior da turma, mas é o mais experiente em batalhas e é bem feroz. Tem um ar intimidador além do comum por ter um pescoço longo, estilo cobra. Visual e atitude combinam com o dono dele, Daemon (Matt Smith). Caraxes é conhecido como o Anfíptero de Sangue.
Vermax
montado por Jacaerys Velaryon
Um dragão jovem e enérgico de cor verde oliva, Vermax está ligado a Jacaerys (Harry Collett), o filho mais velho de Rhaenyra. A relação entre eles é de camaradagem e crescimento mútuo, já que ambos estão se formando em seus respectivos papéis. A Casa do Dragão usou o pequeno dragão para mostrar como o bicho é treinado para obedecer ao dono.
Meleys
montado por Rhaenys Targaryen
No mundo de Westeros, acredita-se que Meleys seja a dragoa mais veloz de todas. Conhecida como A Rainha Vermelha, Meleys é poderosa, respeitada por sua velocidade e agilidade no ar. A conexão entre Rhaenys (Eve Best) e Meleys é de experiência e sabedoria, trazendo um equilíbrio estratégico ao Time Preto.
Bailalua
montada por Baela Targaryen
Uma dragoa esbelta, de tom esverdeado e veloz, Bailalua (Moondancer) está ligada à Baela, filha de Daemon. A relação entre elas é de harmonia e reflete uma confiança mútua, com Baela aproveitando a agilidade de Bailalua para missões rápidas e surpreendentes.
Observação: existem vários dragões sem montadores e três ovos ainda não chocaram, nascidos de Syrax e recolhidos por Daemon. Esses ovos representam esperança e futuros aliados potenciais para o Time Preto, adicionando uma camada de incerteza e possibilidade no conflito.
Tem o caso especial de Fumaresia (Seasmoke), sem dono no momento. Presente dos Targaryens para a casa Velaryon, por causa do casamento entre Rhaenys e Corlys Velaryon (Steve Toussaint), Seasmoke tem coloração cinza e prateada. Ele era controlado por Laenor Velaryon (John Macmillan). Mas o dono fugiu (morreu?) e o dragão está sem “piloto”.
*
Os dragões do Time Verde
Vhagar
montada por Aemond Targaryen
O maior e mais antigo dragão de Westeros, Vhagar é uma força colossal da natureza, proporcionando uma vantagem significativa ao Time Verde. Tem duas vezes o tamanho de Caraxes, o maior dragão do lado do Time Preto. A relação entre Aemond (Ewan Mitchell) e Vhagar é de domínio e poder, refletindo a ambição e o desejo de supremacia do príncipe. A cor de Vhagar é jade escuro e ela é também apelidada de Rainha de Todos os Dragões.
Durante a Guerra da Conquista, que colocou os Targaryens no comando de Westeros, a dragoa Vhagar foi de Visenya Targaryen. Ela tinha o comando de Laena Velaryon (Nanna Blondell) e, após a morte dela, passou a ser de Aemond.
Sunfyre
montado pelo rei Aegon II Targaryen
Conhecido por suas impressionantes escamas douradas, Sunfyre é um majestoso dragão ligado a Aegon II (Glynn-Carney), o filho mais velho de Alicent. Sua relação simboliza o poder e a legitimidade que Aegon busca projetar como rei.
Dreamfyre
montada por Helaena Targaryen
Dreamfyre é bela e ágil. Conhecida por suas escamas azuis e prateadas, sua conexão com Helaena (Phia Saban) é de delicadeza e graça.
Observação: o Time Preto tem acesso ao Fosso dos Dragões em Porto Real, onde podem residir outros dragões selvagens, podendo potencialmente aumentar seu número de aliados. Essa vantagem logística lhes proporciona uma capacidade adicional para fortalecer seu lado com novos dragões, se necessário.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br